Aletria com Lúcia lima
Arroz doce e aletria, de qual gosta mais? Eu gosto dos dois, mas há preferências a Norte e a Sul.
O arroz doce é mais apreciado no Sul, enquanto que a aletria está mais ligada á zona Norte. E qual a explicação de estes dois doces tão parecidos na sua confeção, terem apreciadores em cada região.
A explicação mais simples é que o arroz sempre foi mais comum no Sul, devido ao seu cultivo onde os arrozais se estendiam pelo Sado, Tejo e pelo baixo Mondego. Já a massa fina de trigo, é um produto que sempre esteve associado ao norte, às regiões serranas.
As receitas são transmitidas de geração em geração e tendem a manter-se dentro das preferências locais. Assim, a aletria tornou-se um símbolo natalício no Norte, enquanto o arroz doce predomina no sul.
Há outra explicação mais histórica. Durante a ocupação Árabe foram introduzidos muitos elementos na gastronomia portuguesa, especialmente no Sul, onde a sua presença foi mais rigorosa e marcante.
Os árabes trouxeram arroz para a Península Ibérica, um alimento que cultivavam e utilizavam em pratos doces e salgados. O arroz tornou-se um ingrediente central em muitas regiões do Sul, como no Algarve e no Alentejo.
A ideia de fazer pratos doces com arroz, leite, açúcar e especiarias (como a canela) tem origem na culinária árabe, que valorizava o leite, as especiarias e os frutos secos.
Aqui estão algumas das razões das preferências gastronómicas destas duas receitas.
Mas haverá outras, por agora ficamos com a minha aletria com Lúcia Lima.
E por aí? são mais do team do arroz ou da aletria? Digam-me aqui nos comentários qual dos dois fazem no vosso natal.
Espero que gostem.
Aletria com Lúcia Lima
Ingredientes:
1 litro de leite gordo
200g de açúcar
1 pitada de sal
120g de aletria
1 haste de lúcia lima
1 pau de canela
2 cascas de limão
6 gemas
Canela em pó, para polvilhar
Preparação:
Num tacho coloque o leite o açúcar, o sal, a haste da lúcia lima, o pau de canela e as cascas do limão. Deixe levantar fervura.
Com as mãos esmague um pouco a aletria e junte-a ao leite. Deixe cozinhar 10 minutos ou até a aletria estar bem cozida.
Numa taça bata bem as gemas, tempere com um pouco do leite. Desligue o lume e junte as gemas, sempre a mexer bem até estarem bem incorporadas.
Retire as cascas dos citrinos, o pau de canela e a haste da lúcia lima.
Coloque em taças ou pratos, deixe arrefecer e decore com a canela em pó.
Sirva morna ou fria.
Bom Apetite.