O Arroz de Pato da Minha Mãe

O Arroz de Pato da Minha Mãe

Quem não gosta de um bom arroz de pato estaladiço e bem crocante?

Esta receita tão tradicional portuguesa teve a sua origem num dos seminários mais antigos do País, o seminário de Braga.

Existem algumas variantes para fazer este prato, que antigamente era feito com pato selvagem. Mas a receita original tem na sua essência a cozedura do pato com chouriço e bacon e depois fazer camadas de arroz e pato e levar ao forno para finalizar a cozedura.

Esta receita que vos trago hoje, é a que a minha mãe faz desde sempre e que eu me habituei a come-la e mais tarde a fazê-la.

Uma excelente sugestão para quem não gosta de seguir as tradições natalícias, ou que não goste de peru.

Espero que gostem.

O arroz de pato da minha mãe

 

Ingredientes:

1 pato

1 cenoura

1 alho francês

100 gr de bacon

½ chouriço de carne

1 folha de louro

1 dente de alho

Sal q.b.

Pimenta em grão q.b.

2 cebolas

2 cabeças de cravinho

3 chávenas de arroz evaporado

6 chávenas de caldo de cozer o pato

1 raminho de salsa

 

Preparação:

Comece por cozer o pato partido ao meio com a folha de louro, o dente de alho, o chouriço, bacon, uma cebola com as duas cabeças de cravinho cravadas, o alho francês, a cenoura, a salsa e os grãos de pimenta.

Quando estiver cozido, retire, deixe arrefecer e desfie o pato retirando todas as peles e ossos. Reserve também o chouriço, o bacon e parte do caldo que deve coar previamente.

Num tacho, coloque uma cebola picada com um fio de azeite e deixe refogar. Junte o arroz e deixe fritar um pouco na gordura. Regue com o caldo de cozer o pato, rectifique temperos e deixe cozer durante 10 minutos.

Corte o chouriço ás rodelas e o bacon ás fatias, misture o bacon no pato. Prepare o tabuleiro de ir ao forno, coloque uma camada de arroz, uma camada de pato e assim sucessivamente, terminando com a camada de arroz. Termine com as rodelas do chouriço em cima do arroz.

Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 10 minutos, deixe tostar bem.

Sirva quente

Bom Apetite

Dica: guarde o resto do caldo, congele nas cuvettes do gelo e quando precisar tem um caldo de carne para utilizar.

Sericaia

Sericaia

Farófias

Farófias