Creme Caramel de Café
“Nunca confie em ninguém que não goste de café”. Frases que vemos com graça escritas pelos apreciadores de café. Eu sou um deles. Adoro café e não o dispenso pela manhã. Também gosto do utilizar em receitas doces e salgadas, mas é nos doces que mais gosto dele.
Só por curiosidade sabia como foi descoberto o café? Bebemos todos dias café e nem sabemos a sua origem. A planta do café tem origem no continente Africano, mais concretamente na região da Etiópia. Reza a lenda que um pastor verificou que as suas cabras ficavam diferentes e muito mais bem-dispostas quando comiam determinadas bagas. E foi assim que o café foi descoberto, tendo o pastor também experimentado a bagas e percebeu que lhe dava mais energia e boa disposição.
Onde gosto de incluir café é nos pudins. Bem equilibrados com a doçura do creme e o amargor do café e do caramelo. Fácil na confecção deve fazê-los sempre de véspera para poderem ficar bem frios e solidificados.
Hoje trago-vos o tradicional Creme Caramel mas com o gostinho do café.
Espero que gostem.
Pudim de Café (Creme Caramel)
Ingredientes, para o caramelo
160 gr de açúcar branco
6 c. de sopa de água
Para o pudim
1 c. de sopa de café solúvel, tipo Nescafé
100 gr de açúcar
600 ml de leite
3 ovos
3 gemas
Preparação:
Aqueça o forno a 150º.
Comece por fazer o caramelo. Num tacho coloque a água e o açúcar, sem mexer, deixe ferver até que a calda vire castanho dourado. Não deixe queimar o caramelo, fica com um sabor muito amargo.
Despeje o caramelo, com cuidado, pois está muito quente, nos ramequins e deixe arrefecer, mas não leve ao frigorífico.
Num tacho leve o leite, o café e o açúcar a aquecer até o açúcar e o café terem dissolvido, não deixe levantar fervura. Reserve.
Bata os ovos e as gemas, adicione o leite e mexa bem. Passe por um coador e vaze para os ramequins.
Coloque-os num tabuleiro, encha-o até meio com água a ferver, tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno a cozer 40 a 45 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar completamente, depois leve ao frigorífico durante noite.
Para desenformar, coloque o fundo dos ramequins em água quente. Coloque um prato em cima de cada ramequin e vire-os e deixe o bonito e gostoso caramelo escorrer pelo pudim.
Bom Apetite.
Dica: Nunca faça caramelo numa frigideira antiaderente, o açúcar vai cristalizar