Creme Caramel de Café

Creme Caramel de Café

“Nunca confie em ninguém que não goste de café”. Frases que vemos com graça escritas pelos apreciadores de café. Eu sou um deles. Adoro café e não o dispenso pela manhã. Também gosto do utilizar em receitas doces e salgadas, mas é nos doces que mais gosto dele.

Só por curiosidade sabia como foi descoberto o café? Bebemos todos dias café e nem sabemos a sua origem. A planta do café tem origem no continente Africano, mais concretamente na região da Etiópia. Reza a lenda que um pastor verificou que as suas cabras ficavam diferentes e muito mais bem-dispostas quando comiam determinadas bagas. E foi assim que o café foi descoberto, tendo o pastor também experimentado a bagas e percebeu que lhe dava mais energia e boa disposição.

Onde gosto de incluir café é nos pudins. Bem equilibrados com a doçura do creme e o amargor do café e do caramelo. Fácil na confecção deve fazê-los sempre de véspera para poderem ficar bem frios e solidificados.

Hoje trago-vos o tradicional Creme Caramel mas com o gostinho do café.

Espero que gostem.

Pudim de Café (Creme Caramel)

Ingredientes, para o caramelo

160 gr de açúcar branco

6 c. de sopa de água

Para o pudim

1 c. de sopa de café solúvel, tipo Nescafé

100 gr de açúcar

600 ml de leite

3 ovos

3 gemas

Preparação:

Aqueça o forno a 150º.

Comece por fazer o caramelo. Num tacho coloque a água e o açúcar, sem mexer, deixe ferver até que a calda vire castanho dourado. Não deixe queimar o caramelo, fica com um sabor muito amargo.

Despeje o caramelo, com cuidado, pois está muito quente, nos ramequins e deixe arrefecer, mas não leve ao frigorífico.

Num tacho leve o leite, o café e o açúcar a aquecer até o açúcar e o café terem dissolvido, não deixe levantar fervura. Reserve.

Bata os ovos e as gemas, adicione o leite e mexa bem. Passe por um coador e vaze para os ramequins.

Coloque-os num tabuleiro, encha-o até meio com água a ferver, tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno a cozer 40 a 45 minutos.

Retire do forno, deixe esfriar completamente, depois leve ao frigorífico durante noite.

Para desenformar, coloque o fundo dos ramequins em água quente. Coloque um prato em cima de cada  ramequin e vire-os e deixe o bonito e gostoso caramelo escorrer pelo pudim.

Bom Apetite.

Dica: Nunca faça caramelo numa frigideira antiaderente, o açúcar vai cristalizar

Bebida Fresca de Chá Matcha

Bebida Fresca de Chá Matcha

Cestinhos de Pão com Alheira

Cestinhos de Pão com Alheira