Maçãs Assadas em Massa Folhada

Maçãs Assadas em Massa Folhada

Considero a mesa do Ano Novo, muito mais simples, menos tradicional e praticamente só com petiscos. É noite de família e amigos, que se encontram, para brindar ás 365 voltas ao sol que demos, e ao novo ano que aí vem. Todos com a esperança de que seja melhor e nos traga só coisas boas.

Sabia que nem todos os povos celebram no mesmo dia a passagem para o novo ano? Pois há pelo menos, a China e a Índia, entre outros, que celebram noutras datas. No ocidente, todos comemoramos no mesmo dia. O homem sempre teve a necessidade de ter rituais de comemorar ciclos e datas e consequentemente festejar e celebrá-las. Mas foi Júlio César que instituiu o dia 1 de Janeiro o dia de ano novo e dedicou-o ao Deus Jano, o Deus dos Portões.  Nós continuamos a festejar este dia. E enquanto a meia noite não chega, podemos ir trincando, entradas, petiscos, pratos simples para comer descontraidamente, como o marisco. E porque não sobremesas também elas, bonitas, saborosas, e muito descontraídas.

É o que lhes trago hoje. Maçãs assadas em massa folhada.

 

Espero que gostem.

 

Maçãs Assadas em Massa folhada

 

Ingredientes:

3 maçãs a gosto, maduras

1 c. de sopa de manteiga amolecida

açúcar em pó q.b.

canela em pó q.b.

1 placa de massa folhada rectangular

 

Preparação:

Lave as maçãs, corte-as ao meio, retire-lhes o caroço. Com uma faca afiada, corte em fatias finas, as metades das maçãs do lado da casca. Retire uma fatia sim, uma não, para deixar um espaço entre cada fatia.

Corte a massa em quatro ou em seis quadrados. Coloque cada metade das maçãs, no centro de cada quadrado, com a casca virada para cima.

Pincele com a manteiga só amolecida e não derretida. Com uma faca faça um corte, na massa, á volta das maçãs, formando assim o seu formato.

Coloque os quadrados num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré aquecido a 200º durante 20 a 25 minutos, ou até a massa estar bem dourada e cozida.

Retire do forno e ainda quentes, peneire açúcar em pó por cima das maçãs e da massa, assim como a canela em pó.

Sirva morno.

 

Bom apetite.

 

 

 

 

 

Caracóis Salgados com as Sobras de Peru

Caracóis Salgados com as Sobras de Peru

Pudim de Tangerinas e Vinho do Porto

Pudim de Tangerinas e Vinho do Porto