Bolo de Dióspiros com Nozes

Bolo de Dióspiros com Nozes

Hoje foi a vez de utilizar dióspiros num bolo. Para quem me diz que só os come ao natural com canela, aqui está mais uma versão de os consumir.

Este bolo tem todos os sabores de outono: A fruta, canela, nozes e baunilha.

Para que este bolo fique delicioso tem de usar os dióspiros bem maduros e de preferência os “Fuyu” que são os moles e com um formato redondo como um tomate e não são adstringentes.

Este bolo tem outra característica. Ao puré dos dióspiros junta-se-lhe uma colher de chá de bicarbonato, que em contacto com a fruta tem uma reação química, e põe o puré dos dióspiros esponjoso.

Aliás esta fruta tem a mesma reação com os lacticínios. Mas nos bolos dá-lhe uma maciez e uma textura diferente de todos os outros bolos.

Agora já pode utilizar dióspiros em bolos ou muffins, pois esta massa também dá para muffins. E não se esqueça, se precisar de nozes, compre on-line na Koro e use o meu código “HORTAPAKORO” e usufrua do desconto.

 

Espero que gostem.

 

 

Bolo de Dióspiros com Nozes

 

Ingredientes:

1 ¾ chávena de farinha T55

¾ chávena de açúcar amarelo

125g de manteiga amolecida

1 chávena de puré de dióspiros, 3 a 4 unidades

¾ chávena de leite

1 laranja, só raspas

1 c. de chá fermento

1 c. de chá de bicarbonato de sódio

1 c. de chá de canela em pó

1 c. de chá de extracto de baunilha

½ chávena de nozes, usei da Koro

1 pitada de sal

2 ovos L

 

Preparação:

Descasque os dióspiros e coloque-os num processador e reduza-os a puré. Junte o bicarbonato, mexa e reserve. Não se assuste os dióspiros vão ter uma reação química com o bicarbonato e vão inchar e parecem que ficam esponjosos.

Numa taça junte a farinha, o fermento, a canela e o sal.

Bata os ovos com o açúcar e as raspas da laranja, e o leite, até ter um creme fofo, junte a manteiga volte a bater. Adicione a baunilha e depois os dióspiros, mas antes mexa o puré com um garfo, para ligar novamente o puré. Acrescente a farinha, envolva e depois junte as nozes partidas grosseiramente.

Coloque a massa numa forma, previamente untada e enfarinhada e leve ao forno pré aquecido a 180º, durante trinta cinco minutos.

Retire do forno, deixe descansar um pouco, desenforme e deixe arrefecer numa grade.

Na hora de servir, decore com dióspiros.

Bom Apetite.

 

 

 

Parfait de Dióspiros com Quark e Praliné de Nozes

Parfait de Dióspiros com Quark e Praliné de Nozes

Tacos de Pulled Pork

Tacos de Pulled Pork