Esquecidos com Chocolate m Pó

Esquecidos com Chocolate m Pó

Já sabem que gosto de história, de historietas, de lendas assim como curiosidades sobre as receitas e ingredientes que uso. É um hábito antigo saber a origem das coisas. Sempre gostei e sempre fui boa aluna a história e esta sempre me interessou. Ainda hoje livros históricos e bibliográficos, são os meus preferidos.

Por todos cá de casa saberem isso, no natal recebi mais um livro ligado á história e á gastronomia. “Comer como uma rainha”. É um receituário real do século XVI ao século XX, de cinco rainhas todas da corte Portuguesa.

Este livro mostra-nos como a Corte convivia com a cozinha, os nossos hábitos e outros trazidos pelas rainhas estrangeiras. A etiqueta, a cerimónia, práticas e rituais, as mesas e claro as receitas.

Resolvi escolher uns bolos de chá, que Dª Maria Ana de Áustria, nascida em Linz e acaba casada com D. João V, gostava e comia nas suas refeições.

Achei interessante esta receita levar chocolate em pó, pois os nossos tradicionais “esquecidos”, não o levam.  Mas a corte imperial de Viena era faustosa, onde em todas as refeições os doces estavam presentes.

Fiz a receita como a original, se bem que com um pouco menos de açúcar também ficariam bons, assim como em vez do chocolate em pó, alterássemos para cacau em pó.

Talvez uma alternativa ainda a experimentar.

 

Espero que gostem.

 

Esquecidos de Chocolate

 

Ingredientes:

460g de açúcar

2 ovos inteiros + 6 gemas

750g de farinha

50g de chocolate em pó

 

Preparação:

Bater os ovos com o açúcar até obter uma massa branca e espessa. Adicionar a farinha e o chocolate e voltar a mexer.

Molde bolas, coloque em tabuleiro untado e enfarinhado, usei papel vegetal. Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 15 minutos.

Bom Apetite.

 

 

Cacau Quente com Chocolate

Cacau Quente com Chocolate

peras Bêbedas com Três Vinhos

peras Bêbedas com Três Vinhos