Manteiga de Dióspiros

Manteiga de Dióspiros

Sou do tempo em que só se comia manteiga de origem animal. E para mim uma boa manteiga e um bom pão, são dos petiscos melhores do Mundo.

Mas hoje, há várias variedades de origem animal, e também de origem vegetal. Mais propriamente de frutos secos, sendo a de amendoim, importada dos EUA, a mais usada.

Mas outras já estão a fazer o seu caminho, como a de avelã, noz, coco e amêndoa. Depois destas, outras variedades apareceram: a manteiga de abóbora, de maçã, etc. etc.

E porque não de dióspiros?

Com algumas restrições alimentares, alergias e dietas, muitas das pessoas já não têm o pão com a manteiga ao pequeno almoço.

As pastas, ditas mais saudáveis, ocuparam esse lugar. Podemos enumerar quase todos os frutos secos e sementes com as quais podemos fazer pastas, a que chamamos manteiga. Assim como muitas frutas e legumes.

Mas não se esqueça, que todas elas têm gordura e muitas de compra têm açúcares. Por isso faça-as em casa. Use, mas não abuse, só porque é saudável.

Como havia muitos dióspiros cá em casa, resolvi fazer uma pasta, de dióspiros, especiarias e óleo de coco. Ideal para o seu pequeno almoço. E já sabe que pode comprar o óleo e as especiarias na Koro. Use e abuse do meu código HORTADAKORO.

 

Espero que gostem.

 

Manteiga de Dióspiros

 

Ingredientes:

2 dióspiros maduros, mas dos duros

½ chávena de sumo de laranja

1 c. de sopa de óleo de coco, usei da Koro

½ chávena de sumo de limão

1 pitada de sal

1 c. de café de canela

1 c. de café de noz moscada

 

Preparação:

Descasque e corte em rodelas os dióspiros. Coloque-os numa taça. Junte o óleo de coco,  o sumo do limão, as especiarias e o sal. Envolva com as mãos, para todas as rodelas apanharem o sabor.

Num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, disponha as rodelas, sem ficarem sobrepostas.

Leve ao forno pré aquecido 200º, durante 30 a 35 minutos.

Deixe esfriar. Coloque numa bimby ou em outro processador com o sumo da laranja. Bata até ter um creme homogéneo.

Depois delicie-se com umas torradas.

 

Bom Apetite.

 

 

 

 

Ovos à la Tripe

Ovos à la Tripe

Trifle de Chocolate, Marmelos e Queijo Quark

Trifle de Chocolate, Marmelos e Queijo Quark