Tarte de Ameixa com Queijo Quark

Tarte de Ameixa com Queijo Quark

Hoje é o dia dos avós, dia que devemos festejar com todo o carinho.

Os queijos Santiago desafiaram-me para fazer um bolo para este dia. Não sou avó, mas tenho memórias maravilhosas dos meus avós maternos. Pessoas simples, mas com um coração de ouro. E a minha filha tem a sorte de ter ainda uma avó e sempre conviveu com as avós. Os avós são a brincadeira, o carinho, as histórias e o tempo. O tempo que por vezes os pais não têm.

Por isso avós e netos usufruam desse tempo e experimentem esta tarte que vos trago hoje de ameixa e com queijo quark dos queijos santiago.

Espero que gostem.

 

 

Tarte de Ameixas com Quark

 

Ingredientes:

Para a massa

180g de farinha

100g de manteiga fria

25g de açúcar em pó

1 gema

1 c. de sopa de água fria

1 pitada de sal

 

Para o recheio:

6 gemas

115g de açúcar

55g de farinha maisena

500ml de leite

1 pau de canela

1 pitada de sal

1 c. de chá de extracto de baunilha

200ml de queijo quark

Ameixas q.b.

Açúcar mascavado q.b.

 

Amêndoas lascadas, para polvilhar

1 ovo +1 c. de sobremesa de leite para pincelar

Mel ou agave para pincelar as ameixas

 

Preparação:

Comece por preparar a massa. Numa Bimby ou num processador ponha a farinha com a manteiga cortada em cubos e processe, até obter uma areia. Junte o açúcar, a gema e o sal e processe novamente. Adicione a água e volte a processar.

Coloque a massa numa bancada enfarinhada e com as mãos amasse para uni-la. Coloque-a em pelicula aderente e leve ao frio pelo menos 30 minutos.

 

Faça o recheio:

Ferva o leite com a baunilha, o sal e o pau de canela. Numa batedeira, bata as gemas com o açúcar até estarem esbranquiçados, junte a maisena e envolva bem.  Coloque a massa numa taça. Despeje uma parte do leite quente sobre os ovos e bata vigorosamente. Vaze o preparado no leite e leve novamente ao lume para engrossar, mexendo sempre para não pegar. Tape com pelicula aderente e leve ao frio para arrefecer.

Quando estiver frio, junte o queijo quark e envolva bem.

Estenda a massa, alise bem com o rolo. Forre uma tarteira com papel vegetal, mude a massa esticada em círculo, para a tarteira. Encha a massa com o creme, mas deixe mais ou menos dois dedos de largura, a toda à volta sem creme. Alise bem o creme.

Corte as ameixas ao meio, retire-lhe os caroços e corte-as em gomos. Disponha-as no creme até estar completamente tapado. Com a ajuda do papel vegetal, dobre a massa sobre o recheio, puxando o papel para a massa aderir ao recheio. Pincele a massa com o ovo e o leite levemente batidos e salpique com as lascas das amêndoas. Salpique as ameixas com o açúcar mascavado.

Leve ao forno pré aquecido a 190º, durante 30 minutos, mas veja se a massa está cozida e dourada.

Retire do forno, deixe descansar e arrefecer.

Na hora de servir, pincele as ameixas com mel ou xarope de agave.

Bom Apetite.

 

 

 

Cantuccini

Cantuccini

Gelado de Pêssegos Paraguaios

Gelado de Pêssegos Paraguaios