Compota de Pêra Rocha com Vinho do Porto

Compota de Pêra Rocha com Vinho do Porto

Não há pêra mais Portuguesa do que a nossa pêra rocha. Aparece no final do século XIX, em Sintra na quinta do sr. Rocha, daí o seu nome. Hoje tem denominação de origem protegida e está concentrada na região oeste. Tenho uma pêra rocha no meu pomar, mas ainda é jovem e por isso ainda dá muito pouca fruta. Mas por aqui há muita e tenho a sorte de me oferecerem em grande quantidade. Assim é necessário aproveitá-la bem e nada melhor do que uma compota.

Espero que gostem.

 

 

Compota de Pêra com Vinho do Porto

 

Ingredientes:

1 kg de pêra rocha, limpas de cascas e sementes

600 gr de açúcar amarelo

½ limão

1 pau de canela

1 cravo de cabecinha

1 estrela de anis

1 cálice de vinho do Porto

½ chávena de amêndoas lascadas e torradas

 

Preparação:

 

Descasque e retire os caroços das pêras. Corte-as em gomos, coloque-as num tacho com todos os ingredientes, excepto as amêndoas e deixe cozer em lume brando.

Mexa para não agarrar. Quando estiverem cozidas, retire o pau de canela, a estrela de anis e o cravo e reduza-as a puré num processador, ou numa bimby. Voltam novamente ao tacho e deixe acabar de apurar, até obter o ponto estrada. E está pronto.

Deixe arrefecer um pouco, adicione as amêndoas, envolva. Vaze em frascos previamente esterilizados e vire-os de cabeça para baixo, até arrefecerem.

Coloque-os em lugar fresco e escuro.

Bom apetite.

 

Dica: Verifica o ponto estrada, quando coloca um pouco de compota num prato, passa com o dedo, se a compota não unir os dois lados e deixar uma estrada, está no ponto.

 

 

Galettes de Queijo Chévrè e Tomate

Galettes de Queijo Chévrè e Tomate

Eton Mess de Amoras Silvestres

Eton Mess de Amoras Silvestres