Chocos à Lagareiro
Quando ouvimos falar numa receita que diga à lagareiro, lembramo-nos logo do bacalhau e mesmo do polvo. Afinal de onde vem esta palavra, lagareiro.
Crê-se que a receita terá tido origem nos lagares de azeite das Beiras, pois ao bacalhau juntavam fios generosos de azeite para assar e era mesmo nos lagares, que os lagareiros, que cozinhavam e comiam.
Há quem diga também que a origem das receitas à lagareiro está no Minho, mas estranha-se esta hipótese, pois no Minho não há oliveiras, nem azeite, nem lagares para fazer o mesmo.
Já o polvo à lagareiro, esse é originário de Trás-os-Montes, que ao polvo deram o mesmo banho de azeite e alhos, como de bacalhau se tratasse.
Foi o que fiz não com bacalhau, nem com polvo, mas sim com chocos. Esta receita é tão simples, que se pode fazer com outro tipo de ingredientes. O conceito é simples. Um ingrediente banhado de azeite, com alhos e louro, vai ao forno e já está.
Espero que gostem.
Chocos à Lagareiro
Ingredientes:
3 chocos médios
azeite q.b.
½ cabeça alhos
2 folhas de louro
sal q.b.
pimenta q.b.
1 c. de café de paprika fumada
coentros
500 gr de batatas novas e pequenas
Preparação:
Lave bem as batatas, mas mantenha a pele. Lave os chocos que deve pedir na peixaria para arranjar. Corte-os á rodelas grossas.
Numa taça coloque um fio grande e generoso de azeite, os dentes de alho picados, as folhas de louro, a paprika, o sal e a pimenta. Envolva bem.
Num tabuleiro de ir ao forno coloque as batatas todas á volta encostadas ás paredes do tabuleiro. No meio coloque os chocos. Vaze o molho sobre as batatas e sobre os chocos. Sacuda o tabuleiro para que todo o molho fique uniforme.
Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 50 minutos.
Retire do forno, sirva quente decorado com coentros picados.
Bom Apetite.