Babka de Chocolate

Babka de Chocolate

Esta foi a minha primeira Babka: Pão doce de origem judaica a babka nasce na Polónia no início do século XIX. Mas há várias teorias sobre a sua origem. Uns dizem que este pão doce enrolado em canela e açúcar é descendente dos povos eslavos que o consumiam no período da Páscoa. Outros dizem que deverão ter sido os povos do Norte da Europa a fazê-lo pela primeira vez. E há ainda quem diga que foi uma rainha Polaca que levou a babka para Itália e assim se tornou numa versão do panetone.

Não se sabendo ao certo a sua origem, sabe-se que a babka, que significa “pequena avó” em russo e ucraniano, deve ter tido origem nesta região do Mundo. As primeiras babkas judaicas eram diferentes das de hoje. Eram recheadas com nozes e amêndoas e algumas sementes. Depois passaram a ser recheadas com canela e só no início do seculo XX se começaram a rechear com chocolate. Parece ter sido uma invenção dos judeus Polacos que fugiram para a Nova York e por lá começaram a fazer o seu pão doce fermentado, enrolado em camadas, com canela, açúcar e chocolate, mais do agrado dos americanos.

Numa das minhas viagens, comi babkas num dos países de origem, Kiev, capital da Ucrânia. Aos pequenos almoços serviam fatias de babka em formato de pão de forma. Também as havia, pequenas, redondas em doses individuais. Dizem que as babkas redondas simbolizam a fertilidade.

Nunca mais tinha comido nem nunca vi em Portugal este delicioso pão. Mas agora que estamos quase na Páscoa, resolvi aventurar-me. Não é difícil de fazer, mas demora o seu tempo. No final vale a pena.

Pesquisei muitas receitas tradicionais e algumas mais alternativas, mas a que me pareceu mais interessante foi a receita da Anna Olson. À receita tradicional, junta creme cheese á massa e o resultado é espetacular. Eu juntei-lhe baunilha.

Aventure-se como eu e terá um óptimo pão doce para a sua mesa da Páscoa, ou para oferecer nesta época do ano.

Babka de Chocolate_2.jpg

Espero que gostem.

Babka com Chocolate

Ingredientes para a massa:

3 chávenas (450 gr) de farinha de trigo sem fermento T65

2 c. de sopa (25 gr) de açúcar branco

1 c. de chá de sal fino

1 pacote de fermento seco de padeiro

175 ml de leite morno

1 ovo grande

½ chávena (115 gr) de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

125 gr de creme cheese, à temperatura ambiente

1 c. de chá de extracto de baunilha

 

Para o recheio:

¼ de chávena (60 gr) de manteiga sem sal, á temperatura ambiente

¼ chávena (50 gr) de açúcar branco

1 c. de sobremesa de canela em pó

80 gr de chocolate preto

 

Preparação:

Comece por preparar a massa. Numa batedeira coloque a farinha, o açúcar e o sal e envolva. Adicione o fermento ao leite morno, mexa e vaze sobre a farinha sempre com a batedeira ligada. Junte o ovo, a baunilha e misture em velocidade baixa até que esteja meio batida. Adicione a manteiga cortada em cubos e o creme cheese também cortado em pedaços. Aumente a velocidade e bata tudo até obter uma massa lisa, cerca de 5 minutos.

Transfira a massa para uma tijela, cubra com um pano e deixe repousar no mínimo 90 minutos.

Entretanto faça o recheio. Junte o açúcar, a manteiga e a canela e bata até ficar um creme bem homogéneo.

Numa superfície enfarinhada coloque a massa abra-a com um rolo e estique-a até ter um rectângulo de 30x45 cm. Vaze o creme da manteiga sobre a massa e com uma espátula alise. Deve ficar uma camada fina.

Polvilhe com o chocolate cortado em bocadinhos pequenos. Comece pelo lado mais curto da massa e enrole-a bem em cilindro.

Com uma faca corte a massa no sentido longitudinal. Separe os dois pedaços e coloque-os lado a lado com os lados cortados virados um para o outro. Torça as duas peças em torno uma da outra cruzando-as alternamente uma sobre a outra, para criar uma trança.

A massa estica conforme vai torcendo e vai ter uma trança comprida. Corte-a ao meio e volte a torcer uma na outra.

Unte uma forma de bolo inglês e coloque a massa, nesta altura a massa parece-lhe tosca e não muito direita, não alise, deixe ficar conforme a colocou na forma. Tape com pelicula aderente e deixe descansar mais 45 minutos.

Ligue o forno a 190º quando estiver quente, leve a assar durante 40 a 45 minutos, mas espete sempre o palito.

Retire do forno, deixe repousar na forma 20 minutos e depois retire a babka e deixe arrefecer numa grade.

Depois é só deliciar-se com este pão doce e difícil é resistir-lhe.

Bom Apetite.

 

 

 

 

 

 

 

Filetes de Pescada no Forno com Crosta de Broa

Filetes de Pescada no Forno com Crosta de Broa

Bolachas de Amêndoas

Bolachas de Amêndoas