Masala de Camarão (caril)
Hoje recebi um presente. Na encomenda mensal que faço á Villarricagourmet de frutos secos, farinhas, especiarias, etc., recebi uma pasta de tamarindo, que não tinha encomendado. Vim a saber, que é um desafio que me estão a fazer. Tenho de criar uma receita com este ingrediente, e experimenta-lo.
Já conhecia o tamarindo, mas só o uso numa única receita.
Mas fiquei curiosa em relação a esta vagem e descobri que é um superalimento. Diminui a pressão arterial, ajuda na anemia, é um anti-inflamatório, ajuda na perda de peso e controla a diabetes, entre muitas outras coisas.
Para além disso descobri que afinal é um fruto, e eu pensava que era um vegetal, dado o seu formato em vagem.
Hoje vou fazer a minha receita de sempre que cá em casa adoram. Fica prometido que irei fazer outra, para eu própria descobrir mais sobre este ingrediente ainda tão pouco usado na nossa cozinha. E vocês vão experimentar? A etiqueta do produto tem um erro, leia-se tamarindo.
Visitei a Índia há uns anos, já era fã da comida indiana, aquela que se fazia em Portugal. Mas lá nada me sabia igual.
Descobri várias diferenças na confecção, e a principal é esta:
Ao contrário do que se pensa, a mistura de especiarias e ervas, mais tradicional da comida Indiana, não se chama caril, mas sim Masala.
A Masala não é um tempero, mas sim um conjunto de temperos, que podem ter diferentes combinações de especiarias e quantidades, conforme o produto que se quer cozinhar, frango, peixe, legumes, etc.
A mais conhecida no Ocidente é o Garam Masala (garam=apimentado, Masala=mistura), já à venda em supermercados.
Então o que é o caril? Na Índia curry leaves. São folhas de caril, que na cozinha indiana são usadas, como o louro em Portugal.
Aquele pozinho amarelo que serve para condimentar a dita comida indiana que fazemos, não é mais do que uma mistura de especiarias, sempre igual, é inventada pelos ingleses, pois muitos deles, pela sua aproximação à Índia durante 3 séculos, ficaram fãs desta comida tão picante.
A receita que vos trago hoje é uma Masala de camarão, pois o “caril” é feito por nós, juntando todas as especiarias e condimentos para no final ficar um prato aromático e de um sabor maravilhoso.
Precisa de algum tempo, mas de vez em quando, podemos dar azo à nossa imaginação e oferecer á família um prato diferente.
O caril, fica para outras alturas, em que não temos muito tempo.
Espero ter correspondido ao vosso desafio Villarricagourmet.
Espero que gostem
Masala de Camarão
Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de camarão descascado e limpo
2 litros de leite
3 cebolas
1 cabeça de alhos
1 ramo de coentros
1 kg de tomate maduro (pode ser de lata)
2 ½ dl de azeite
100 gr de coco ralado
½ dl de vinagre de vinho branco
3 dl de leite de coco
6 cravinhos
1 pau de canela
1 c. de sopa de sementes de coentros
2 c. de sopa de cominhos moídos
2 c. de sopa de açafrão das índias
1 c. de sopa de gengibre fresco ralado
20 gr de pasta de tamarindo
1 c. de sobremesa de pimenta de caiena
1 malagueta (se gostar do sabor picante forte pode colocar duas)
1 c. de chá de cardamomo
sal q.b.
Preparação:
Comece por descascar os camarões, dê-lhe um golpe ao meio para lhe retirar a tripa.
Coloque as cascas e cabeças numa panela ao lume com sal e água. Assim que ferver, escorra as cascas e coloque novamente ao lume, mas desta vez com o leite , o gengibre, e a pasta de tamarindo. Deixe ferver 10 minutos.
Numa Bimby ou num processador triture tudo bem, antes, retire o pau de canela, depois coe por um passador chinês ou de rede fina. Reserve.
Num tacho coloque as cebolas com o azeite, quando estiverem translucidas, deite o coco e o vinagre e mexa bem. Adicione o tomate e os coentros. Quando o refogado começar a secar junte o líquido do leite e especiarias, baixe o lume e deixe fervilhar durante uma hora.
Volte a coar tudo por um passador e volte a colocar o líquido no tacho e em lume brando acrescente o leite de coco. Deixe apurar, rectifique temperos.
Pouco antes de servir, adicione o camarão, depois de levantar fervura deixe apenas dois minutos.
Sirva com arroz basmati bem solto, pode servir também com ananás e ou chutney.
Bom Apetite.
Dica: Este é um prato que apesar de demorar algum tempo, pode fazer o molho de véspera e na hora de servir acabar com os camarões.
Também pode fazer molho a mais, congelar e fazer novamente, esta deliciosa masala. É o que faço sempre.
foto enviada por uma seguidora do blog: Norma Marques Malvino