Waffles de Massa Folhada com Salmão e Queijo Creme

Waffles de Massa Folhada com Salmão e Queijo Creme

Waffles salgados. Costumam fazer? Não? Só fazem os doces?

Um dia li uma frase de um cozinheiro, onde dizia, “tudo o que é doce pode ser salgado e vice-versa”.

E eu assino por baixo. Já fiz várias receitas salgadas de receitas doces e o contrário também e todas ficaram deliciosas.

Os waffles também não são excepção, ficam bem das duas formas. A massa dos Waffles é muito simples: farinha, ovos, leite e uma pitada de sal. São originários da Bélgica, mas eles são quase tão antigos como o mundo.

Já na idade do ferro, as polpas dos cereais eram aquecidas em chapas de ferro. Na Grécia antiga, chamavam-lhe wafers ou obleios. Eram cozidos em duas chapas quentes e eram aromatizados com queijo e ervas, e por isso, talvez os primeiros waffles salgados. Na Idade Média, já se faziam de várias variedades começando a ser vendidos na rua. Mas só no século XVIII, eles ficaram com o nome como as que conhecemos hoje. E já com ferros com os quadrados que lhes dão a forma.

Chegou cá a casa um cabaz dos queijos Santiago, entre eles um queijo fresco batido óptimo para barrar.

Este queijo potencia o sabor do salmão fumado. Gosto de juntar estes dois ingredientes em entradas. Logo, pensei em fazer alguma coisa com eles. Não tendo massa feita para os waffles, improvisei. Massa folhada em waffles. E ficaram deliciosos. Claro que a qualidade do queijo e dos outros ingredientes ajudou.

Espero que gostem. (vejam no vídeo como fiz)

 

Waffles de Massa Folhada com Salmão e Queijo Creme

 

Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada, rectangular ou quadrados individuais

Queijo creme, usei Queijo Santiago

Pimenta q.b.

2 fatias de salmão fumado

Endro, funcho ou manjericão

 

Preparação:

Corte a massa em círculos, com um cortador de massas ou de bolachas. Barre cada círculo com o queijo creme. No primeiro círculo, tempere com pimenta. Coloque uma parte de salmão e o endro. Tape com o outro círculo, calque e feche o círculo com um garfo. Leve a tostar numa máquina de waffles, até estarem bem tostados.

Retire e sirva mornos ou frios.

São óptimos para uma entrada, para lanches, marmitas e até para levar para a praia.

 

Bom Apetite.

 

 

Salada Fria de Pescada com Quinoa

Salada Fria de Pescada com Quinoa

Crumble de Nêsperas

Crumble de Nêsperas