Cogumelos Gratinados com Pão e Alho francês

Cogumelos Gratinados com Pão e Alho francês

Em muitos países a apanha de cogumelos é uma tarefa nacional. O orçamento de muitas famílias é ajudado com esta tarefa. Depois são vendidos nos mercados locais e são o gaudio para muitos.

No entanto é preciso ter cuidado, alguns são bem venenosos e há até países onde em cada apanha têm farmacêuticos a verificarem a segurança da colheita.

São um dos prazeres do outono, e quem não tem a possibilidade de apreciar e apanhar os cogumelos selvagens, pode sempre comprá-los. Como eu, quando não consigo os selvagens.

Há muita teoria sobre a forma como se devem preparar os cogumelos. Há quem defenda que se devem lavar, outros acham que não.

Eu não os lavo, aprendi, como se arranjam os cogumelos selvagens, eles são escovados, para retirar toda a terra e impurezas, nunca lavados, depois passados por um pano.

É o que faço também com os cultivados. Também raramente os mantenho no frigorifico, compro para utilizar no dia, no máximo no dia seguinte. Mas se por qualquer razão os tiver de guardar, faço-o sempre em caixas que os conservem, sem os deixar húmidos e molhados. O melhor será comprá-los pouco de cada vez e se necessário com mais frequência. Pois são muito sensíveis.

Hoje trago-vos uma receita de cogumelos gratinados, com pão, aquele duro que acaba no lixo, ou em pão ralado.

 

Espero que gostem.

 

 

Gratinado de Cogumelos, com Pão e Alho Francês

 

Ingredientes;

2 chávenas de cubos de pão duro

2 c. de sopa de azeite

1 c. de sopa de manteiga

200g de presunto em cubos

2 alhos franceses

500g de cogumelos, usei Portobello, shitake, e ostra

1 haste de estragão

Salsa q.b.

Sal q.b.

Pimenta q.b.

1 cálice de vinho do porto

100g de queijo ralado para gratinar, usei queijos santiago

Molho béchamel, veja a receita aqui

 

Preparação:

Corte o pão em cubos, coloque-o num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a tostar a 180º, durante 15 minutos.

Num tacho aqueça o azeite, junte a manteiga e o presunto e deixe fritar, mais ou menos 5 minutos. Depois adicione o alho francês fatiado e deixe cozinhar, sensivelmente 8 a 10 minutos, até que o alho esteja bem macio. Junte os cogumelos fatiados, o vinho do porto, o estragão, sal e pimenta. Deixe cozinhar em lume brando, até o líquido se ter evaporado. Retire do lume e junte a salsa picada, envolva.

Faça o molho béchamel. No mesmo tachodos cogumelos, junte o pão e envolva bem. Deixe em repouso pelos menos 5 minutos. Passe os cogumelos para um tabuleiro de ir ao forno. Vaze o molho béchamel, envolva bem, para o molho chegar a todos os cantos. Polvilhe com o queijo. Leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 40 minutos, até que esteja dourado.

Sirva quente.

 

Bom Apetite

 

 

Crisps de Abóbora Butternut

Crisps de Abóbora Butternut

Compota de Abóbora com Citrinos

Compota de Abóbora com Citrinos