Batatas Harra (Picantes)

Batatas Harra (Picantes)

Batatas Harra, é uma receita com este tubérculo muito popular no Médio Oriente. É uma receita onde as batatas ficam picantes, literalmente, como o seu nome significa, “Harra”, depois de se lhes juntar o molho. Este sim a estrela do prato. As batatas são fritas ou assadas e depois são impregnadas neste molho com flocos de malagueta, coentros, alhos e limão.

Já está com vontade de experimentar? Tradicionalmente as batatas são fritas duas vezes. Primeiro fritas em azeite, escorridas e depois novamente fritas já no molho.

Eu experimentei fazê-las assadas no forno e ainda quentes misturá-las no molho. Ficam deliciosas. Há também quem as faça só cozidas e depois impregnadas no molho.

Normalmente estas batatas são usadas com um “mezze”, uma selecção de acepipes. Eu acompanhei-as com carne assada, mais á Portuguesa, mas igualmente bom.

 

Espero que gostem.

 

Batatas Harra

 

Ingredientes:

800 gr de batatas novas, ou batatas para assar

2 c. de sopa de azeite

sal q.b.

pimenta q.b.

 

Para o molho:

2 c. de sopa de azeite

3 dentes de alhos esmagados

½ c. de chá de flocos de malaguetas secas

1 c. de chá de paprika picante

1 c. de sopa de coentros picados

1 limão, só o sumo

coentros para polvilhar

 

Preparação:

Num tabuleiro coloque as batatas descascadas e lavadas, junte o azeite, sal e pimenta. Leve a assar no forno pré aquecido a 200º, durante 40 minutos.

Entretanto faça o molho. Num tacho pequeno, junte todos os ingredientes e leve ao lume, deixe levantar fervura, retire do lume.

Retire as batatas, vaze o molho, envolva bem.

Na hora de servir polvilhe com mais coentros.

 

Bom apetite.

 

Dica: Na altura de fazer esta receita, tem de ter em atenção a qualidade das batatas para elas ficarem crocantes. Se as vai fritar, compre batatas para essa função, se as vai assar ou cozer, tem de as comprar para cada efeito.

 

 

 

Tempura de Talos de Acelgas

Tempura de Talos de Acelgas

Crinkles de Amêndoa

Crinkles de Amêndoa