Sopa de Couve-Flor Assada
Se há prato que evoluiu muito ao longo dos tempos, foram as sopas. Atravessam a história com várias denominações e origens. Mas sempre foi consensual que sopa era um líquido que embebia qualquer alimento, sendo o mais usual, o pão. Da idade Média para cá o pão foi sendo acompanhado com outros alimentos, os legumes. E a sopa começou a ser o início de qualquer refeição, sendo sempre um caldo quente com alguns ingredientes.
Os chefes começaram a enriquece-las com refogados, com natas, leite e até queijo, e os caldos começaram a ser mais saborosos e espessos.
Hoje para além destas formas de fazer uma sopa, há também as sopas feitas com legumes assados, conferindo-lhes uma textura e um sabor diferente.
Foi o que fiz hoje com esta sopa de couve-flor.
Espero que gostem.
Sopa de Couve-Flor Assada
Ingredientes:
1 couve-flor
2 dentes de alhos
1 c. de chá de sementes de cominhos
1 c. de sopa de azeite
600 ml de caldo de vegetais
400 ml de leite de coco
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
Pimenta rosa q.b.
1 cebola
1 c. de café de paprika fumada
Preparação:
Num tabuleiro coloque a couve-flor com todas as hastes separadas, os alhos inteiros e com casca, a cebola cortada em gomos. Polvilhe com as sementes de cominhos com o azeite, sal, a paprika e pimenta.
Leve ao forno pré aquecido a 190º durante 25 minutos, num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Retire a casca dos alhos, coloque-os numa panela com o caldo e o leite de coco, junte a cebola e a couve-flor, deixe um pouco para decorar, e leve a ferver durante 10 minutos.
Bata tudo numa bimby ou num liquidificador, rectifique temperos.
Sirva decorado com uma hastezinha de couve-flor e pimenta rosa.
Bom Apetite.