Bolachas de Amêndoas
Já começo a pensar na Páscoa. Continuam a oferecer amêndoas? Eu deixei de o fazer.
Têm muito açúcar e corantes, na maior parte dos casos. Ou são de chocolate a que não se lhes resiste e comemos mais do que devíamos. Para além disso todas as pessoas oferecem amêndoas nesta altura e muitas vezes temo-las em casa, para dar e vender.
Há uns anos a esta parte optei por oferecer: folares, tranças e bolachas.
A tradição de oferecer amêndoas e ovos é secular. Vem do culto associado á Primavera. Ofereciam-se coisas para brindar as novas colheitas. E tanto as amêndoas, como os ovos estavam ligados a fecundidade e renovação. Não é por acaso que os católicos os oferecem na Páscoa. Mas as amêndoas têm outro simbolismo. Simboliza Jesus. A natureza divina, escondida na natureza humana. Tal qual a amêndoa, o seu interior esconde-se numa capa exterior. Os Gregos e os Romanos gostavam de cobrir as amêndoas com mel e até á Idade Média foi assim. Só com a introdução do açúcar é que as amêndoas passaram a ser revestidas com ele. E a cozinha Francesa criou a técnica.
Chegaram até hoje, com o mesmo simbolismo, a mesma tradição e apresentadas de várias formas, com vários sabores.
E por aí? Ainda oferecem amêndoas e ovos da Páscoa?
Espero que gostem
Bolachas de Amêndoa
Ingredientes para 40 unidades
250 gr de farinha
120 gr de açúcar amarelo
125 gr de manteiga
100 gr de farinha de amêndoa
1 ovo
Açúcar branco, para polvilhar
1 c. de chá de extracto de baunilha
Amêndoas para decorar
Preparação:
Bata a manteiga e o açúcar, depois junte o ovo e bata novamente. Junte a baunilha e depois adicione a farinha e envolva.
Estenda a massa com um rolo até uma espessura mais ou menos 2 a 3 mm. Corte as bolachas com um cortador de bolachas. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Coloque uma amêndoa no centro de cada bolacha, polvilhe com o açúcar e leve a cozer em forno pré aquecido a 200º até ficarem louras.
Deixe arrefecer numa grade.
Bom Apetite.