Vinho Quente com Canela

Vinho Quente com Canela

Vinho quente com especiarias, muito consumido na Europa durante o inverno e também no Natal. Já os Gregos juntavam especiarias ao vinho, quando este estava prestes a “passar”, e assim aproveitavam-no para fins medicinais, conhecido como “o hippocras” em homenagem a Hipócrates, o pai da medicina.

Os Romanos também tinham o seu vinho quente em que lhe acrescentavam mel.

Durante a idade média o vinho quente ganhou popularidade da Europa. Hoje a Inglaterra tem o seu “mulled wine” e popularizou-se como bebida de Natal. Charles Dickens deu-lhe fama, pois num dos seus livros referenciava, uma bebida Vitoriana, de vinho quente. Em França têm o

"vin chaud" e acrescentam-lhe laranja. Já na Alemanha acrescentam-lhe cardamomo e é conhecido com “gluhwein”, pode ver aqui a receita. Na Escandinávia o vinho quente também se popularizou e da versão alemã fizeram a sua própria receita, com mais especiarias, conhecido por "glögdad vin".

A receita base é sempre a mesma, vinho tinto quente com especiarias, adoçado com mel ou açúcar e com leves sabores cítricos.

Por cá não temos grande tradição de servir este vinho quente. Mas já que importamos tanta coisa, esta será mais uma. E nas noites frias da consoada sabe muito bem.

Espero que gostem.

 

Vinho Quente com Canela

Ingredientes:

 

1 Litro de um bom vinho tinto

60 gr de açúcar demerara

2 paus de canela

1 c. de café de noz-moscada ralada

1 laranja, ou 2 tangerinas

1 folha de louro

2 estrelas de anis

 

Preparação:

1.       Numa panela coloque o vinho com a laranja, o açúcar, a folha de louro e as especiarias.

2.       Aqueça suavemente até que o açúcar se dissolva. Prove para ver se deseja que o vinho fique mais doce e adicione mais açúcar a gosto.

3.       Coe, sirva em copos resistentes ao calor e sirva imediatamente.

É bem agradável, receber os seus convidados com um aperitivo quente.

Bom Apetite.

Alhos Confitados (Presentes de comer)

Alhos Confitados (Presentes de comer)

Arroz de Limão com Amendoins e Malaguetas

Arroz de Limão com Amendoins e Malaguetas