Masala Chai

Masala Chai

Masala Chai, o chá que os Indianos mais apreciam. Masala significa em Hindu mistura de especiarias e todas as famílias têm as suas receitas, umas para aquilo a chamamos o caril, outra para o chá. Chai significa chá.

A combinação e a quantidade de especiarias, a quantidade de leite, que se põem água ou o tipo de chá a usar, é que define o sabor de cada Masala Chai.

Há mais do que uma maneira de fazer um Masala Chai.

Uma é fazê-lo mais instantâneo, moendo as especiarias e pô-las a ferver com chá e água e depois acrescentando o leite fervido.

A outra mais lenta onde se põe as especiarias inteiras a ferver com o leite, a água e o chá e todos os sabores vão sendo absorvidos pelo líquido.

Este chá é bebido durante todo o ano, mais no Inverno. Os Indianos não o dispensam porque ele mantem o corpo aquecido em Invernos mais rigorosos.

Mas é muito normal ver nas ruas da Índia vendedores a venderem o Masala Chai, que não é mais do que leite com especiarias e chá preto.

Quem já visitou a India, sabe com certeza que “Chai garam chai” é a frase que mais se ouve nas ruas indianas e principalmente junto aos comboios.

É de origem Indiana o consumo leite com chá e nãos dos Ingleses, que se habituaram a esse ritual por estarem tanto tempo na India. A diferença é que os ingleses, ao levarem a ideia para a Inglaterra passaram a misturar o leite no chá, feitos em separado, e os indianos, misturam a folhas do chá no leite com todas as outras especiarias.

O que nos proporciona uma bebida saborosa, quente e cheia de cor.

Este chá (chai) é na verdade, para os indianos, mais do que uma bebida. Faz parte dos momentos mais importantes das suas vidas. Bebe-se no final de uma boa refeição, como no início de uma grande viagem.

Já agora a diferença desta bebida para o leite dourado, é que este não tem chá, muito importante no “chai”.

Espero que gostem.

 

Masala Chai

 

Ingredientes:

2 chávenas de água

4 vagens de cardamomo

2 cravos de cabecinha

2 paus de canela

1 estrela de anis

½ c. de café de noz moscada

1 c. de sobremesa de curcuma em pó

1 pitada de sal

6 grãos de pimenta preta

3 cm de gengibre fresco

500ml de leite gordo

2 c. de chá de chá preto

2 c. de açúcar dark ou mascavado

 

Preparação:

Junte todos os ingredientes menos o açúcar e o leite, e deixe ferver durante 5 minutos. junte o açúcar e o leite e deixe voltar a ferver até o açúcar ter dissolvido. Coe. Sirva quente.

Bom Apetite.

Pesto de Sobras de brócolos Cozidos

Pesto de Sobras de brócolos Cozidos

Pudim com Vinho do Porto

Pudim com Vinho do Porto