Arroz de Carqueja
A carqueja é uma planta selvagem, que pode ser encontrada em toda a Península Ibérica.
Muito utilizada nos meios rurais. Lembro-me de em casa dos meus avós ela ser apanhada para fazer camas aos animais e também servia para chamuscar os porcos aquando da matança.
Também servia de fertilizante e apanhava-se também para acender as lareiras no Inverno. Não me lembro de em casa dos meus avós, alguma vez ter bebido o seu chá ou ter sido feita alguma comida com esta flor amarela. Penso que aqui nesta região do Ribatejo não seria muito usual.
Mas em minha casa bebe-se o chá, pois esta flor tem muitas indicações terapêuticas:
Bom para quem quer perder peso, anti-inflamatória, contra a diabetes, ajuda a nivelar a tensão arterial e muito mais.
Mas hoje não vos traga aqui a receita do chá, que é simples e faz-se como qualquer outro. Hoje trago-vos a receita do arroz feito com esta planta. Muito utilizado no Norte do País, ao qual, normalmente juntam entrecosto.
Faço-o simples para acompanhar.
Espero que gostem.
Arroz de Carqueja
Ingredientes:
Para a infusão de carqueja:
Flores de carqueja, frescas ou secas
Água
Para o arroz:
2 chávenas da infusão, coado
1 chávena de arroz basmati
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 c. de sopa de azeite
1 cebola
Preparação:
Comece por fazer a infusão, ferva a água e despeje sobre as flores de carqueja. Deixe em repouso pelo menos 15 minutos. Coe.
Num tacho coloque o azeite e a cebola picada e deixe-a ficar translucida. Junte o arroz, deixe fritar um pouco. Adicione a infusão de carqueja quente, junte o sal e a pimenta. Tape o tacho e deixe cozinhar durante 10 minutos. Desligue o lume e deixe descansar mais 5 minutos.
Sirva quente, com carne de porco, ou outra a gosto.
Bom Apetite.