Arroz Doce Conventual
É o doce de Natal, por excelência, pelo menos cá em casa. Não há Natal sem arroz doce.
Gostamos dele, cremoso, com muita canela e doce naturalmente.
A nossa doçaria conventual deu-nos muitas e boas receitas. Nos conventos para além dos produtos que eram bons, os doces eram feitos sem pressas, com sabedoria e com prazer.
É como deve ser feito o arroz doce. Sem pressas, deixando o arroz cozer lentamente. Já a pensar no Natal, aqui vos deixo a minha receita de arroz doce, inspirada na nossa doçaria conventual, que como sabem usavam muitas gemas nos doces que confeccionavam. Porque as claras eram usadas como goma para passar a ferro, irrepreensivelmente, os suas vestes religiosas.
Espero que gostem
Arroz Doce Conventual
Ingredientes:
150 gr de arroz
1 dl de água
1,750 l de leite gordo
2 cascas de limão
1 pau de canela
300 gr de açúcar
8 gemas de ovos
1 c. de sobremesa de manteiga sem sal
canela em pó para decorar
1 pitada de sal
Preparação:
Num tacho, ponha o arroz com a água e o sal. Quando a água secar deite o leite morno, todo de uma vez, as cascas de limão e o pau de canela. Assim que levantar fervura comece a mexer para não agarrar ao fundo. Quando o arroz estiver cozido, mas ainda um pouco líquido, junte o açúcar e mexa até este dissolver. Retire o tacho do lume e retire também as cascas do limão e o pau de canela. Numa tigela deite algumas colheres de arroz, junte as gemas já coadas e mexa. Depois comece a vazar para o tacho e vá mexendo sempre. volta ao lume brando para cozer os ovos sem deixar ferver. Adicione por fim a manteiga.
Deite num tabuleiro de servir, depois de arrefecido decore com canela em pó. Sirva à temperatura ambiente.
Bom Apetite.