Arroz Doce Conventual

Arroz Doce Conventual

É o doce de Natal, por excelência, pelo menos cá em casa. Não há Natal sem arroz doce.

Gostamos dele, cremoso, com muita canela e doce naturalmente.

A nossa doçaria conventual deu-nos muitas e boas receitas. Nos conventos para além dos produtos que eram bons, os doces eram feitos sem pressas, com sabedoria e com prazer.

É como deve ser feito o arroz doce. Sem pressas, deixando o arroz cozer lentamente. Já a pensar no Natal, aqui vos deixo a minha receita de arroz doce, inspirada na nossa doçaria conventual, que como sabem usavam muitas gemas nos doces que confeccionavam. Porque as claras eram usadas como goma para passar a ferro, irrepreensivelmente, os suas vestes religiosas.

Espero que gostem

 

Arroz Doce Conventual

Ingredientes:

 

150 gr de arroz

1 dl de água

1,750 l de leite gordo

2 cascas de limão

1 pau de canela

300 gr de açúcar

8 gemas de ovos

1 c. de sobremesa de manteiga sem sal

canela em pó para decorar

1 pitada de sal

 

Preparação:

Num tacho, ponha o arroz com a água e o sal. Quando a água secar deite o leite morno, todo de uma vez, as cascas de limão e o pau de canela. Assim que levantar fervura comece a mexer para não agarrar ao fundo. Quando o arroz estiver cozido, mas ainda um pouco líquido, junte o açúcar e mexa até este dissolver. Retire o tacho do lume e retire também as cascas do limão e o pau de canela. Numa tigela deite algumas colheres de arroz, junte as gemas já coadas e mexa. Depois comece a vazar para o tacho e vá mexendo sempre. volta ao lume brando para cozer os ovos sem deixar ferver. Adicione por fim a manteiga.

Deite num tabuleiro de servir, depois de arrefecido decore com canela em pó. Sirva à temperatura ambiente.

Bom Apetite.

Queques de Abóbora Manteiga com Especiarias

Queques de Abóbora Manteiga com Especiarias

Bacalhau Albardado

Bacalhau Albardado