Súplicas de Bragança
Súplicas de Bragança. Não conhecia este biscoito maravilhoso, crocante numa face e fofo na outra.
Foi em conversa aqui, com a @o.live.mariavinhasdebarros e com as @loucasportachos, oriundas de Bragança, que me falaram nas súplicas. Faziam parte das suas memórias de infância, mas que não tinham a receita.
Claro que fiquei curiosa. Fui ao Pantagruel e não encontrei, mas na nossa Maria de Lourdes Modesto lá estavam e na Tele Culinária também.
Essencialmente as súplicas só levam farinha, açúcar e ovos, e o segredo parece ser a massa ter que ser batida muito tempo para que os ovos com o açúcar avolumem para tornarem os biscoitos fofos.
A minha opção foi seguir a receita, claro, mas reduzi para metade os ingredientes, pois pareceu-me uma receita que daria muitos biscoitos, ou não fossem eles feitos para as feiras e para serem oferecidos nos casamentos.
O açúcar também reduzi e ficaram mesmo assim doces. E como sempre pôs uma pitada de sal e aromatizei com casca de laranja.
Bom, não serão as súplicas tradicionais, mas são as minhas. Maria e Cristina, temos de tirar as teimas para ver quais são as melhores.
Quanto a si espero que as faça e que goste.
Súplicas de Bragança
Ingredientes:
250g de farinha
200g de açúcar
4 ovos
Raspa de 1 laranja
1 pitada de sal
Preparação:
Bata os ovos com o açúcar e a raspa da laranja, numa batedeira em velocidade alta durante 15 minutos.
Adicione a farinha e o sal a pouco e pouco e já em velocidade média, só até envolver.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, disponha uma colher de sopa de massa. Afaste as colheres umas das outras pois esta massa alastra.
Leve a cozer em forno pré aquecido a 180º, durante 15 minutos, ou até as súplicas estarem douradas.
Retire do lume, retire-as com uma espátula e deixe arrefecer numa grade.
Sirva com um chá ou um chocolate quente.
Bom Apetite.