Focaccia com Chouriço
Focaccia, um símbolo Italiano e também do verão. Servida em quadrados ou tiras, macia por dentro e crocante na sua crosta fina.
Afinal é um pão, que precisa de tempo. Dobrar, amassar, levedar. Também precisa de companhia. A focaccia fica bem com legumes, azeitonas, queijo, carnes frias, sardinhas, etc. etc. e as ervas aromáticas, não podem faltar.
Alguém disse que – Comer não é só alimentar- não podia estar mais de acordo.
Comer, é saborear o que a natureza nos dá e as “cozinheiras” fazem com carinho e toda a paciência. E a focaccia quer paciência, mas depois brinda-nos com um petisco cheio de sabor.
O seu nome, focaccia deriva do romano “panis focacius”, que significa “pão de lareira”, pois esta era feita sobre brasas, na época Romana. Mas já muito antes, os Etruscos a faziam, sem fermento, ficando mais achatada, como todo o pão dos povos do Levante. Mas é na região de Genova que ela se instalou desde o século XIII e a sua receita original leva farinha, água, fermento de cerveja e era cozida em azeite.
Hoje leva mais coisas, no seu topping, mas ainda o azeite a coze.
Espero que gostem desta minha versão com chouriço.
Focaccia com chouriço
Ingredientes:
1 ½ chávena de água morna
1 c. de sopa de mel
11 gr de fermento
3 ¾ chávena de farinha T65
1 c. de sopa de azeite
¼ de chávena de azeite
Para o topping:
2 c. de sopa de azeite
2 c. de sopa de água
2 alhos
Sal q.b.
Alecrim q.b.
½ chouriço de carne
Preparação:
Numa taça junte a água morna, o mel e o fermento. Deixe repousar 7 minutos.
Noutra taça misture a farinha com o sal. Vaze a água com o fermento e amasse, até ter unido bem a massa. Junte a colher de azeite e amasse novamente.
Cubra com um pano e deixe descansar trinta minutos.
Ao fim deste tempo, estique a massa de dentro para fora, dos quatros lados da massa, para assim fazer desenvolver o glúten. Faça estes alongamentos, ou dobras, quatro vezes, fazendo-a descansar em cada dobra, trinta minutos.
Entretanto faça o topping, junte todos os ingredientes e pique grosseiramente.
Depois de ter feito os quatro alongamentos e dobras na massa, com as mãos untadas de azeite, transfira para um tabuleiro, já com o ¼ de chávena de azeite dentro. Estique bem com os dedos, para a massa ir a todos os cantos do tabuleiro. Faça buracos na massa com os dedos. Tape com um pano, deixe descansar uma hora e vai ver que a massa vai-se expandir por todo o tabuleiro e borbulhar.
Deite o topping por cima da massa, calque com os dedos, para o topping ficar enterrado na massa. Por fim salpique com sal.
Leve ao forno pré aquecido a 225º durante 25 minutos.
Deixe arrefecer numa grade. Corte em quadrados. Sirva morna.
Bom apetite.