Focaccia com Chouriço

Focaccia com Chouriço

Focaccia, um símbolo Italiano e também do verão. Servida em quadrados ou tiras, macia por dentro e crocante na sua crosta fina.

Afinal é um pão, que precisa de tempo. Dobrar, amassar, levedar. Também precisa de companhia. A focaccia fica bem com legumes, azeitonas, queijo, carnes frias, sardinhas, etc. etc. e as ervas aromáticas, não podem faltar.

Alguém disse que – Comer não é só alimentar- não podia estar mais de acordo.

Comer, é saborear o que a natureza nos dá e as “cozinheiras” fazem com carinho e toda a paciência. E a focaccia quer paciência, mas depois brinda-nos com um petisco cheio de sabor.

O seu nome, focaccia deriva do romano “panis focacius”, que significa “pão de lareira”, pois esta era feita sobre brasas, na época Romana. Mas já muito antes, os Etruscos a faziam, sem fermento, ficando mais achatada, como todo o pão dos povos do Levante. Mas é na região de Genova que ela se instalou desde o século XIII e a sua receita original leva farinha, água, fermento de cerveja e era cozida em azeite.

Hoje leva mais coisas, no seu topping, mas ainda o azeite a coze.

 

Espero que gostem desta minha versão com chouriço. 

 

Focaccia com chouriço

 

Ingredientes:

1 ½ chávena de água morna

1 c. de sopa de mel

11 gr de fermento

3 ¾ chávena de farinha T65

1 c. de sopa de azeite

¼ de chávena de azeite

 

Para o topping:

2 c. de sopa de azeite

2 c. de sopa de água

2 alhos

Sal q.b.

Alecrim q.b.

½ chouriço de carne

 

Preparação:

Numa taça junte a água morna, o mel e o fermento. Deixe repousar 7 minutos.

Noutra taça misture a farinha com o sal. Vaze a água com o fermento e amasse, até ter unido bem a massa. Junte a colher de azeite e amasse novamente.

Cubra com um pano e deixe descansar trinta minutos.

Ao fim deste tempo, estique a massa de dentro para fora, dos quatros lados da massa, para assim fazer desenvolver o glúten. Faça estes alongamentos, ou dobras, quatro vezes, fazendo-a descansar em cada dobra, trinta minutos.

Entretanto faça o topping, junte todos os ingredientes e pique grosseiramente.

Depois de ter feito os quatro alongamentos e dobras na massa, com as mãos untadas de  azeite, transfira para um tabuleiro, já com o ¼ de chávena de azeite dentro. Estique bem com os dedos, para a massa ir a todos os cantos do tabuleiro. Faça buracos na massa com os dedos. Tape com um pano, deixe descansar uma hora e vai ver que a massa vai-se expandir por todo o tabuleiro e borbulhar.

Deite o topping por cima da massa, calque com os dedos, para o topping ficar enterrado na massa. Por fim salpique com sal.

Leve ao forno pré aquecido a 225º durante 25 minutos.

Deixe arrefecer numa grade. Corte em quadrados. Sirva morna.

 

Bom apetite.

Kuchen (bolo) de Pêssegos

Kuchen (bolo) de Pêssegos

Bolinhos de Requeijão

Bolinhos de Requeijão