Arroz de Passas da Minha Mesa de Natal

Arroz de Passas da Minha Mesa de Natal

Cada cultura, normalmente, tem um prato ou ingrediente que une a sua culinária. Para os italianos, é macarrão. Para os japoneses, é sushi. Para nós é o bacalhau. Mas no Médio Oriente é o arroz.

A posição histórica e geográfica do Médio Oriente, levou à integração de diversas influências alimentares na sua culinária, e o arroz não foi exceção. Os persas, otomanos, árabes e muitos outros deixaram a sua marca distinta nos pratos de arroz da região. Isto resultou numa culinária onde o arroz é um componente fundamental. Do pilaf aos legumes recheados, ao uso dos frutos secos como as amêndoas, as nozes, os pistácios e até as rosas secas.

Estes ingredientes foram muito valorizados na antiguidade, representando riqueza e prosperidade. As especiarias aromáticas como os cominhos, a canela entre outras, conferem profundidade ao sabor do arroz, dando-lhe um ar de festa. E ao qual chamamos arroz árabe.

Estamos no mês das festas e quis trazer-vos o arroz que ponho na minha mesa de natal. Arroz basmati, sempre do Arroz Oriente,  com frutos secos, especiarias e rosas secas.

 

Espero que gostem.

Arroz de passas (árabe) da minha mesa de Natal

 

Ingredientes:

1 cebola grande

chávena de arroz basmati, usei o arroz oriente

½ chávena de amêndoas lascadas

1 chávena de sultanas

½ chávena de pinhões

2 chávenas de água fervente

1 c. de sopa de manteiga

1 c. de sopa de azeite

1 pau de canela

1 c. de sobremesa de sementes de coentros

4 vagens de cardamomo

Botões de rosa q.b.

Sal q.b.

Pimenta q.b.

 

Preparação:

Num tacho, aqueça a manteiga com o azeite, em lume brando, e frite a cebola bem picada.

Junte o pau de canela, as sementes de coentros, as vagens do cardamomo e deixe cozinhar mais um pouco.

Adicione o arroz, misture e cozinhe por mais 3 minutos, mexendo. Adicione a água quente,  as passas, o sal e a pimenta. Tape o tacho e deixe cozinhar por 10 minutos.

Desligue o lume e deixe descansar por pelo menos 5 minutos sem retirar a tampa. Mexa com um garfo, retifique temperos, junte as amêndoas e os pinhões, envolva novamente com um garfo. Retire o pau de canela.

Sirva quente e salpique com os botões de rosa.

Bom apetite.

 

Crecentes (kipferl)

Crecentes (kipferl)

Estrela de Natal Recheada com Puré de Maçã e Canela

Estrela de Natal Recheada com Puré de Maçã e Canela