Ninhos de Legumes no Forno

Ninhos de Legumes no Forno

5ª feira, quase final de semana e os legumes já começam a escassear no meu frigorífico, uma vez que compro semanalmente, tudo o que a minha horta não me dá.

E como cada vez mais me preocupo com o desperdício é necessário aproveitar o que há e usar tudo, para renovar novamente à sexta feira.

Fazer uma refeição só com um tipo de legume, já não dava para 3 pessoas.

Foi então que me lembrei de fazer rosti (receita tradicional Suíça, onde basicamente se rala a batata e depois se frita, ficando com um formato de panqueca). Normalmente eu  troco por legumes, pode ver a receita aqui.

Mas como gosto sempre de inovar, e vi a Donna Hay a fazer também um twist a uma receita de legumes. Em vez de ralar os legumes, pois alguns ganham muita água, ela laminou-os. E assim em vez das tradicionais panquecas de batata, fiz os legumes em formato de ninho e levei-os ao forno em vez de os fritar.

Espero que gostem.

Ninhos de Legumes no Forno

Ingredientes, para 3 pessoas

2 cenouras

1 batata doce laranja

1 courgette

½ abóbora manteiga pequena

½ chávena de queijo parmesão ralado

Hastes de tomilho

½ chávena de manteiga derretida

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Preparação:

Lamine os legumes com um descascador, eu uso o da Borner. Coloque os legumes lascados um em cada taça. Divida a manteiga, e o queijo pelas taças, tempere com sal e pimenta e junte o tomilho. Mexa e envolva os temperos.

Coloque os legumes, em formato de ninho num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve a assar no forno pré aquecido a 180º durante 20 minutos.

Retire e sirva com carne grelhada ou assada.

Bom Apetite.

Bundt de Limão e Mirtilos

Bundt de Limão e Mirtilos

Pão com Sementes de Girassol

Pão com Sementes de Girassol