Tábuas reinventadas
Tábuas reinventadas: Queijos e Charcutaria Servidos em Taças
As tábuas de queijos são um clássico da gastronomia, presentes em jantares, reuniões e celebrações, há séculos. Originalmente, as tábuas surgiram como uma solução prática e estética para exibir uma seleção de queijos, frutas e enchidos de forma convidativa. Usar madeira, ardósia ou cerâmica permite dispor dos alimentos de maneira organizada, valorizando núcleos, texturas e sabores. Além disso, os materiais naturais ajudam a preservar a qualidade dos alimentos: a madeira, por exemplo, absorve parte da humidade dos queijos, enquanto a ardósia mantêm-os frescos por mais tempo.
Mas, e se saíssemos do formato tradicional? Imagine substituir a emblemática tábua por taças ou copos individuais. Este formato contemporâneo traz não apenas um toque de criatividade, mas também uma nova dimensão de praticidade, inovação e higiene.
Para criar este novo formato, escolhi o queijo Alavão com chilli, dos queijos santiago, e taças transparentes, permitindo que as camadas sejam vistas. Comece com uma base que dê sustentação, como frutos secos, biscoitos ou até folhas verdes. Adicione cubos ou fatias de queijos variados (semiduro e curado), algumas fatias enroladas de charcutaria e finalize com frutas, como uvas, figos ou frutos vermelhos. Para um toque especial, inclua um doce, e pequenos ramos de alecrim para decoração.
Enquanto que as tábuas de madeira e de ardósia continuam a ser uma escolha clássica a ideia de servir queijos e charcutaria em taças ou copos mostra como a gastronomia se pode reinventar para atender às necessidades de um mundo moderno. Afinal, o objetivo é sempre o mesmo: criar momentos únicos, deliciosos e que encantem os olhos e o paladar.
Que tal experimentar esta ideia no seu próximo jantar? Os seus convidados certamente serão surpreendidos com esta abordagem criativa e prática.
Espero que gostem.