Maionese de Abacate

Maionese de Abacate

Há muitas pessoas que não gostam de fazer maionese. Dizem que deslaça sempre. Mas é muito fácil. E quando lhe ganhar o jeito, vai estar mais á vontade para fazer outras com vários sabores e sempre mais saudáveis, como a de hoje.

A origem da maionese é disputada por vários países que a reclamam como sua. E não se sabe bem ao certo onde apareceu este molho. No entanto já era conhecida nas ilhas Baleares e de Minorca com o nome de salsa mahonesa em castelhano, e maonesa em catalão. Mas foi em França que se popularizou com o nome de mayoinnase. O chef do Duque de Richeliu, ia fazer um molho com natas, para um banquete em honra dos vencedores de uma batalha contra os ingleses. Como não as tinha resolveu fazer um molho frio com azeite e ovo e chamou-lhe mayonnaise.

E assim nasceu um dos mais conhecidos e utilizados molhos na gastronomia.

Espero que gostem

Maionese de Abacate

Ingredientes:

1 abacate médio

1 ovo inteiro

1 limão

1/2 chávena de chá de Azeite

1 c. de sobremesa de mostarda Dijon

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Preparação:

Descasque e retire o caroço ao abacate, salpique com sumo de limão para não oxidar. Coloque num copo alto o azeite, o ovo inteiro, sal e pimenta. Triture com a varinha mágica em velocidade média de cima para baixo, até emulsionar. Depois junte o abacate partido aos cubos, a mostarda e o sumo do limão e bata já em velocidade alta. Rectifique temperos.

Já está, se gostar pode adicionar ervas ou um dente de alho.

Bom Apetite.

Dica: Se a maionese começar a deslaçar, junte 1 colher de sopa de água e continue a bater.

Compota de Chuchu com Côco

Compota de Chuchu com Côco

Pudim de Abóbora

Pudim de Abóbora