Tarte de Bacalhau

Tarte de Bacalhau

Cá estou eu novamente de volta ás sobras, desta vez de bacalhau cozido. Não sei se nas vossas casas também acontece, mas na minha, tenho sempre sobras de bacalhau cozido. Costumo fazer com ele pataniscas, frittatas, mas desta vez resolvi fazer uma tarte.

As tartes, têm uma história muito antiga. Já eram conhecidas no Egipto. Eles faziam um bolo crocante que recheavam com mel. Mais tarde os Gregos também se renderam a esta forma de usar os alimentos, pois inventaram uma massa de tarte.

Os Romanos pegaram no conceito e á massa juntavam carne. Estas já eram mencionadas num dos primeiros livros de receitas romanas, do século I, onde já era referida a massa folhada.

Com o Império Romano, estas receitas foram entrando na Europa e no Médio Oriente.

Talvez as mais conhecidas sejam a tartes inglesas, as “pies”. Hoje fazemo-las por todo o Mundo, simples ou “tapadas” como lhes chamam os ingleses. Elas podem ser doces ou salgadas e há fãs para todas.

Cá em casa também fazemos das duas, mas hoje foi uma simples com sobras de bacalhau.

 

Espero que gostem.

 

Tarte de Bacalhau

 

Ingredientes:

Sobras de bacalhau cozido

1 embalagem de massa folhada redonda

2 c. de sopa de azeite

1 cenoura

1 alho francês

1 cebola

Salsa

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Molho Béchamel, veja a receita aqui

Pão ralado, ou queijo ralado

 

Preparação:

 

Desfie o bacalhau. Num tacho coloque a cebola picada, com o alho francês laminado e o azeite. Deixe alourar. Junte a cenoura ralada e a salsa e deixe cozinhar mais um pouco.

junte o bacalhau e envolva bem.

Faça o molho Béchamel, junte um pouco ao bacalhau e envolva. Abra a massa coloque-a numa forma redonda, vaze o creme, salpique com o pão ralado ou com queijo.

Leve ao forno pré aquecido a 200º, durante 20 a 25 minutos.

Sirva quente com uma salada a gosto.

 

Bom apetite.

 

 

 

 

Bagels

Bagels

Mini Tartes de Cozido á Portuguesa

Mini Tartes de Cozido á Portuguesa