Compota de Laranja e Pimentos

Compota de Laranja e Pimentos

Sim, é possível fazer compotas que não são necessariamente doces. O termo "compota" é frequentemente associado a preparações doces de frutas cozidas com açúcar, mas na verdade o processo de fazer compota envolve simplesmente cozinhar frutas ou vegetais num líquido, geralmente com açúcar ou outros adoçantes, para preservá-los e realçar o seu sabor.

Compotas salgadas ou agridoces são comuns em algumas culinárias e podem ser feitas usando vegetais, como pepinos, courgettes, cebolas ou pimentos. Essas compotas frequentemente incluem ingredientes como vinagre, sal, especiarias e até mesmo água ou sumo de frutas cítricas, mas geralmente têm menos açúcar do que as versões doces.

Por aqui as laranjas estão sumarentas e doces, boas para este tipo de receitas. Juntei-as a pimentos e resultou uma deliciosa compota.

Espero que gostem.

 

Geleia de Laranja com Pimentos

 

Ingredientes:

6 laranjas

1 pimento amarelo

½ pimento encarnado

½ malagueta

1 limão

¾ de chávena de água

¼ de vinagre de maçã

2 chávenas de açúcar amarelo

1 pitada de sal

 

Preparação:

Retire as cascas das laranjas corte-as bem fininhas, ou use um cortador próprio. Retire a parte branca das laranjas e os caroços, corte-as em pedaços pequenos.

Corte o limão ao meio, retire os caroços e esprema o sumo para um tacho, assim como os dois bocados do limão.

Junte as laranjas, as cascas, os pimentos descascados, sem sementes e cortados em bocadinhos, a malagueta cortada e sem sementes.

Adicione a água, o vinagre e uma pitada de sal. Leve ao lume e deixe ferver. Junte o açúcar e deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando.

Quando tiver o pimento e as laranjas cozidas, retire o limão e passe com a varinha mágica.

Leve novamente ao lume e deixe acabar de apurar. Quando tiver atingido o ponto estrada, retire do lume e enfrasque em frascos previamente esterilizados.

Bom apetite.

Bolachas de Aveia e  Chocolate

Bolachas de Aveia e Chocolate

Salada de Orzo com Feijão Verde

Salada de Orzo com Feijão Verde