Carbonara com Cogumelos

Carbonara com Cogumelos

Carbonara, ou spaghetti alla carbonara, receita tradicional italiana de massa. O seu nome deriva da palavra carbone, que em italiano significa carvão.

O nome terá sido associado aos trabalhadores das minas de carvão na região da Úmbria, que apreciavam este prato. No fundo um prato pobre com massa e ovos, mas que dava muitas calorias a quem trabalhava duramente.

Uma outra versão menos consensual diz que o nome deriva só pela pimenta preta com que se finaliza a massa. A receita original, leva para além do esparguete, ovos e toucinho ou bacon, o queijo, sal e pimenta. Receita simples e pouco dispendiosa. Há quem lhe ponha natas, mas são derivações da receita original e eu pessoalmente não gosto.

Hoje quis também fazer uma alteração á receita original e juntei cogumelos que estavam no frigorifico em fim de prazo para serem consumidos.

Gostei do resultado e é uma receita para continuar cá em casa.

Espero que gostem.

 

Carbonara com Cogumelos, para 3 pessoas

Ingredientes:

200 gr de cogumelos a gosto, usei Portobello

400 gr de esparguete

100 gr de bacon cortado em cubos

1 cebola grande

2 c. de sopa de azeite

Pimenta preta q.b.

1 c. de sopa de mostarda Dijon

5 gemas

Sal q.b.

Tomilho fresco

Queijo parmesão q.b.

Sal para polvilhar

 

Preparação:

Comece por colocar água num tacho. Quando ferver, adicione o sal e a massa inteira. Deixe cozer durante +/- 10 minutos. Deixe-a ficar “al dente”.

Entretanto numa frigideira coloque o bacon a fritar na sua própria gordura. Quando estiver frito junte a cebola bem picadinha. Envolva e deixe fritar, junte o azeite e os cogumelos laminados e o tomilho. Deixe cozinhar bem em lume brando. Se necessário junte um pouco de água da cozedura da massa. Retire do lume, junte a mostarda e envolva. Rectifique temperos de sal e de pimenta.

Escorra a massa, guarde a água. Junte a massa à frigideira onde estão os cogumelos e com uma pinça envolva bem.

Numa tigela bata as gemas, com 1 c. de sopa de queijo ralado. Junte 1 colher de sopa da água de cozer a massa, bata bem.

Junte as gemas á massa, e envolva.

Sirva quente e salpique com salsa picada e com mais queijo ralado

Bom Apetite.

 

Sopa de Abóbora e Castanhas

Sopa de Abóbora e Castanhas

Ricotta com Iogurte Grego e Frutos Vermelhos - Pequenos Almoços

Ricotta com Iogurte Grego e Frutos Vermelhos - Pequenos Almoços