Vol-au-Vent de Salmão Fumado
A Páscoa este ano foi diferente, poucos á mesa. Fomos só três. Tristes por não estarmos todos. Mas a vida continua, vamos acreditar que foi a última Páscoa assim nesta situação. Mas não quis deixar de fazer um almoço digno de festa, apesar de fazer muito menos coisas. Mas o borrego, o pão-de-ló, a regueifa e o arroz doce estiveram na minha mesa. E também não podiam faltar as entradas, essas não dispenso. Pois acho que uma boa refeição deve ter sempre umas boas entradas. Fiz hummus de feijão branco, que já postei aqui e fiz uns vol-au-vent de salmão fumado.
Tudo entradas que não demoraram muito tempo a fazer, simples e que ficam bem em qualquer mesa.
Espero que gostem.
Vol-au-Vent de Salmão Fumado
Ingredientes:
1 placa de massa folhada rectangular
3 fatias de salmão fumado + 1 para decorar
2 c. de sopa de pickles
1 c. de sopa de alcaparras
100 gr de creme fraîche
Sal q.b.
Pimenta q.b.
½ limão raspa e sumo
1 c. de sobremesa de mostarda Dijon
1 ovo para pincelar
Cebolinho para decorar
Preparação:
Comece por acender o forno a 200º. Com um cortador de massa corte em rodelas a placa da massa folhada. Depois com um cortador mais pequeno corte o centro a metade dos círculos já cortados.
Vai ficar um círculo pequeno e outro do tamanho dos outros círculos já cortados. O mais pequeno reserve. Os outros sobreponha-os em cima dos discos que não cortou.
Coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal, ou num tabuleiro de silicone. Pincele-os com ovo ligeiramente batido, assim como os discos pequenos que reservou.
Leve ao forno a cozer durante 20 minutos ou até estarem bem douradinhos, sem queimar.
Entretanto faça o recheio. Num processador, coloque todos os ingredientes e pique bem até ter um creme homogéneo. Rectifique temperos. Leve ao frigorifico até á hora de servir.
Retire os vol-au-vent do forno, deixe arrefecer. Na hora de servir encha as caixinhas com o recheio, decore com um quadradinho de salmão e cebolinho picado.
Bom Apetite.
Dica; os círculos pequenos servem para decorar, como a foto, ou em cima como tampa.