Bruschettas com Figos e Queijo Fresco

Bruschettas com Figos e Queijo Fresco

Estamos no tempo dos figos, este maravilhoso fruto, que não é um fruto, mas sim uma flor. Isso já todos sabemos, aliás o que comemos são várias flores denominadas de aquênios. O que talvez não saiba, é que já os Maias usavam as folhas das figueiras para fazer papel, aliás a figueira está presente na vida e na história de muitos povos.

Para os Judeus, o figo é considerado um fruto sagrado. Os Gregos consideravam o figo tão importante que era proibido exportá-lo. Já Buda terá encontrado a sua existência religiosa debaixo de uma figueira, é por isso considerada uma arvore sagrada para os budistas. E finalmente para os cristãos, Adão terá coberto o seu corpo com folhas de figueira, quando se viu nu.

Tudo curiosidades, mas que mostram como as figueiras e os figos atravessaram épocas, povos e ainda cá estão para nos darem estes “frutos” de que tanto gosto.

Hoje fiz uma bruschetta com eles e com o nosso queijo fresco. Muitas vezes usamos os queijos internacionais, como o feta, o mozzarella, entre outros, mas os nossos queijos frescos também são muito bons e hoje foram a estrela.

Espero que gostem.

Bruchetas de Figos com Queijo Fresco_B 2.jpg

Bruschettas de Figo e Queijo Fresco

Ingredientes:

6 Fatias de pão de boa qualidade e de preferência escuro

6 figos

queijo fresco q.b.

mel q.b.

vinagre balsâmico q.b.

manjericão, para decorar

Preparação:

Corte fatias de pão, disponha-as numa tábua, ou numa travessa de servir. Em cima coloque uma fatia de queijo fresco, depois regue com um pouco de mel. Corte os figos ao meio e coloque-os em cima do queijo. Regue com mel e com um fio de vinagre balsâmico.

Sirva como entrada e decore a tábua com umas folhinhas de manjericão.

Bom apetite.

Costeletas de Porco com Marmelos Assados com Especiarias

Costeletas de Porco com Marmelos Assados com Especiarias

Tarte de Nata

Tarte de Nata