Coq au Vin

Coq au Vin

Ofereceram-me um galo de campo, daqueles bons, que comem milho e couves, e que picam no chão. Por isso resolvi fazer uma receita que já não fazia há imenso tempo. Coq au vin. Receita Francesa que não é mais do que um estufado de frango, em vinho tinto. Mas que tem várias estórias e lendas á cerca da sua origem.

A mais conhecida é aquela em que os gauleses para pagarem o tributo aos Romanos o fizeram com um galo velho. Júlio César terá apreciado o humor e mandou cozinhar o galo com um bom vinho, convidando o líder Gaulês a jantar com ele o dito galo. Outra terá sido quando Carlos IV, terá prometido uma galinha para cada Francês.  E muitos galos e galinhas foram estufados com legumes.

Mas nos nossos dias a grande divulgadora desta receita é Julia Child, no seu livro de técnicas da cozinha francesa.

E veio-me logo á memória o filme espectacular baseado na vida real de duas mulheres: a Julia & Julie, que todos nós já vimos e revimos.

Para quem viu o filme, quem não se lembra das 524 receitas, que a Julie se propôs fazer durante 365 dias.

E o Coq au Vin era uma delas.

Inspirada nestas duas mulheres, vamos lá á receita.

Espero que gostem.

 

Coq au Vin

 

Ingredientes:

1 galo cortado

1 chávena vinho tinto

1 chávena de caldo de galinha

½ chávena de whisky ou aguardente velha

100 gr de bacon

1 cebola grande

4 cenouras

2 dentes de alhos

1 tomate grande

tomilho fresco

150 gr de cogumelos Paris

sal q.b.

pimenta q.b.

azeite

 

Preparação:

 

Comece por fazer a marinada com o vinho, o whisky, os dentes de alho, tomilho, sal e pimenta. Junte o galo e deixe-o a marinar durante a noite.

Num tacho frite o bacon, reserve. Junte o galo no mesmo tacho e deixe-o selar de todos os lados, na gordura que ficou do bacon, durante 5 minutos.

Retire o galo. No mesmo tacho, coloque um fio de azeite, junte a cebola picada, a cenoura cortada ás rodelas e deixe fritar. Adicione o tomate cortado, os cogumelos fatiados e deixe cozer um pouco. Vaze a marinada, coloque novamente o galo e deixe levantar fervura. Junte o bacon e o caldo de galinha. Tempere com sal e pimenta. Tape o tacho e deixe estufar em lume brando durante 40 a 50 minutos. Mas confira se a carne despega do osso.

Sirva quente acompanhado de batata cozida.

 

Bom apetite.

 

Dica: Para fazer esta receita não compre frango de aviário, ele vai-se desfazer rapidamente e não deixa os sabores apurarem. Se não conseguir um bom galo caseiro, compre do campo.

 

Tarte de Coco

Tarte de Coco

Cogumelos Recheados com Queijo Feta

Cogumelos Recheados com Queijo Feta