'Croque-Monsieur'

'Croque-Monsieur'

Quem não gosta de uma boa sandes, ou sandwich, como dizem os ingleses. Duas fatias de pão entre as quais são postos todo o tipo de ingredientes: legumes, como o pepino, queijo, enchidos, carne e tudo o que mais que gostar. São práticas para levar para a praia, para um pic-nic. Para uma refeição rápida.

Esta técnica de introduzir carne no pão, é antiga. Os judeus já a utilizavam e na Austrália, os aborígenes também colocavam carne no meio de massa de pão. Mas foi o Conde de Sandwich que a inventou tal como a conhecemos hoje.

Jogador compulsivo, ele colocava o salame entre duas fatias de pão e comia enquanto jogava.

Assim não interrompia o seu jogo na hora das refeições. E as sandes apareceram assim e ficaram com o seu nome.

As sandes evoluíram conforme os ingredientes que se colocavam e a forma como se faziam. Os franceses no início do século XX, apresentaram num dos seus cafés uma sandes tostada, ou seja, uma sandes quente, a que lhe deram o nome de Croque-Monsieur. A origem do nome não se sabe ao certo, mas a estória mais engraçada que se conta é que um cliente perguntou qual a carne que estava dentro do pão ao que foi respondido “de la viande de monsieur” o que traduzido significa, a carne do senhor. De notar que este dono do café tinha fama de ter alguns rituais canibais. Assim ficou o croque-monsieur.

Hoje em dia há receitas deliciosas e inovadoras desta receita francesa. Com Béchamel, com ovo batido, com presunto, etc., etc.,

Mas para mim a receita original é a melhor. A diferença desta tosta para outras tostas mistas, está no queijo, nas fatias que são de brioche e na manteiga que é colocada do lado de fora das fatias.

Agora que já sabe a história, vamos lá fazer tostas mistas francesas ou não.

Espero que gostem.

Croque-Monsieur

Ingredientes:

6 fatias de pão de brioche de boa qualidade

6 fatias de queijo a gosto

6 fatias de fiambre

Manteiga para barrar

mostarda para barrar

Preparação:

Barre de um só lado as fatias com manteiga e com a mostarda. Coloque uma fatia de queijo e depois coloque em cima uma fatia de fiambre. Feche a sandes, sendo que a parte barrada fica do lado de fora.

Leve a tostar num tosteira própria, numa frigideira ou mesmo no forno.

Retire e sirva morno. Servido com batatas fritas, um ovo e uma salada verde, dá uma óptima refeição ligeira. Mas eu gosto de as comer simples ao pequeno almoço e ao lanche.

Bom Apetite.

 

 

 

 

 

Bola Salgada com Ovos Cozidos e Tomate Seco

Bola Salgada com Ovos Cozidos e Tomate Seco

Pães de Leite no Forno com Fiambre e Ovos

Pães de Leite no Forno com Fiambre e Ovos