Brioche de Tangerina com Natas

Brioche de Tangerina com Natas

Confinamento e dias frios, o que apetece mesmo é ligar o fogão e fazer bolos, pão, brioches, bolachas etc., etc.

Depois o cheiro que fica na casa é maravilhoso. Já sabem que adoro brioches, pães de leite e pães doces. Gosto de massas levedas, apesar de ainda serem um mistério para mim muitas das vezes. Ora crescem, ora ficam quietinhas na sua taça e nem mexem. Muitos me dizem é a persistência que nos leva a conhece-las melhor, e eu concordo. É assim em tudo na vida.

Hoje apeteceu-me fazer um brioche para o lanche. Tenho algumas receitas no meu blog, mas apeteceu-me ir espreitar o blog de quem sabe muito de brioches e pães de leite, falo do Rui Ribeiro do blog “faz e come”.

Entre as receitas vi uma que decidi logo experimentar. Penso que a receita também não é dele, mas a união de tangerinas com natas em vez da manteiga cativou-me.

E lá fui eu para o fogão.

Espero que gostem.

Brioche de Natas e Tangerinas (receita do blog faz e come)

Ingredientes:

310 gr de farinha sem fermento, usei T55

1 ovo

1 gema

25 gr de açúcar

10 gr de fermento de padeiro

130 ml de natas, de bater

1 tangerina, raspa

35 ml de sumo de tangerina

2 gr de sal

sementes de sésamo q.b.

Preparação:

Coloque a farinha, o açúcar, a raspa da casca de uma tangerina e o fermento, ligeiramente esmigalhado, na taça da batedeira. Misture com a ajuda de um garfo.

Adicione o sal, o ovo inteiro, meia gema, o sumo de tangerina e as natas. Misture bem com o garfo e, assim que tiver uma mistura homogénea, comece a bater em velocidade moderada, mais ou menos 10 a 15 minutos.  A massa deve estar a despegar, brilhante e lisa. Não tenha a tentação de adicionar farinha, se a massa pegar um pouco.

Forme uma bola, unte uma taça com um pouco de óleo e deixe repousar, mais ou menos duas horas ou até a massa duplicar de volume. Deixe a massa a levedar num local morno, tapada com um pano.

Estenda com a ajuda de um rolo (continue a evitar a adição de farinha) e enrole, até obter um rolo com cerca de 50 cm de comprimento.
Dobre o rolo ao meio e entrance as duas pontas, como se estivesse a formar uma corda.
Coloque a massa, com cuidado, numa forma rectangular, tipo de bolo inglês, com cerca de 22 cm de comprimento, previamente untada com manteiga, e forrada com papel vegetal.
Volte a tapar com o pano e deixe levedar até que a massa chegue ao bordo da forma. Entretanto, pré aqueça o forno nos 180º.

Quando o forno estiver quente e a massa tiver aumentado consideravelmente o volume, pincele cuidadosamente com a gema restante diluída num pouco de água, polvilhe com as sementes de sésamo.
Leve ao forno durante cerca e 30 minutos, ou até que esteja dourado. Se começar a ganhar demasiada cor, tape com um pouco de papel de alumínio.
Assim que estiver cozido, desenforme o brioche e deixe arrefecer completamente em cima de uma rede antes de cortar ás fatias.

Bom Apetite.

Dica: Na receita original, o brioche é decorado com fatias de tangerina confitadas. Não achei necessário, porque comemos muitos doces nas festas de Natal.

 

Compota de Cenouras com Laranja

Compota de Cenouras com Laranja

Frittata de sobras de frango, ou Peru com Espinafres

Frittata de sobras de frango, ou Peru com Espinafres