Brioche de Tangerina com Natas
Confinamento e dias frios, o que apetece mesmo é ligar o fogão e fazer bolos, pão, brioches, bolachas etc., etc.
Depois o cheiro que fica na casa é maravilhoso. Já sabem que adoro brioches, pães de leite e pães doces. Gosto de massas levedas, apesar de ainda serem um mistério para mim muitas das vezes. Ora crescem, ora ficam quietinhas na sua taça e nem mexem. Muitos me dizem é a persistência que nos leva a conhece-las melhor, e eu concordo. É assim em tudo na vida.
Hoje apeteceu-me fazer um brioche para o lanche. Tenho algumas receitas no meu blog, mas apeteceu-me ir espreitar o blog de quem sabe muito de brioches e pães de leite, falo do Rui Ribeiro do blog “faz e come”.
Entre as receitas vi uma que decidi logo experimentar. Penso que a receita também não é dele, mas a união de tangerinas com natas em vez da manteiga cativou-me.
E lá fui eu para o fogão.
Espero que gostem.
Brioche de Natas e Tangerinas (receita do blog faz e come)
Ingredientes:
310 gr de farinha sem fermento, usei T55
1 ovo
1 gema
25 gr de açúcar
10 gr de fermento de padeiro
130 ml de natas, de bater
1 tangerina, raspa
35 ml de sumo de tangerina
2 gr de sal
sementes de sésamo q.b.
Preparação:
Coloque a farinha, o açúcar, a raspa da casca de uma tangerina e o fermento, ligeiramente esmigalhado, na taça da batedeira. Misture com a ajuda de um garfo.
Adicione o sal, o ovo inteiro, meia gema, o sumo de tangerina e as natas. Misture bem com o garfo e, assim que tiver uma mistura homogénea, comece a bater em velocidade moderada, mais ou menos 10 a 15 minutos. A massa deve estar a despegar, brilhante e lisa. Não tenha a tentação de adicionar farinha, se a massa pegar um pouco.
Forme uma bola, unte uma taça com um pouco de óleo e deixe repousar, mais ou menos duas horas ou até a massa duplicar de volume. Deixe a massa a levedar num local morno, tapada com um pano.
Estenda com a ajuda de um rolo (continue a evitar a adição de farinha) e enrole, até obter um rolo com cerca de 50 cm de comprimento.
Dobre o rolo ao meio e entrance as duas pontas, como se estivesse a formar uma corda.
Coloque a massa, com cuidado, numa forma rectangular, tipo de bolo inglês, com cerca de 22 cm de comprimento, previamente untada com manteiga, e forrada com papel vegetal.
Volte a tapar com o pano e deixe levedar até que a massa chegue ao bordo da forma. Entretanto, pré aqueça o forno nos 180º.
Quando o forno estiver quente e a massa tiver aumentado consideravelmente o volume, pincele cuidadosamente com a gema restante diluída num pouco de água, polvilhe com as sementes de sésamo.
Leve ao forno durante cerca e 30 minutos, ou até que esteja dourado. Se começar a ganhar demasiada cor, tape com um pouco de papel de alumínio.
Assim que estiver cozido, desenforme o brioche e deixe arrefecer completamente em cima de uma rede antes de cortar ás fatias.
Bom Apetite.
Dica: Na receita original, o brioche é decorado com fatias de tangerina confitadas. Não achei necessário, porque comemos muitos doces nas festas de Natal.