Broas dos Santos com Vinho do Porto

Broas dos Santos com Vinho do Porto

No dia 1 de Novembro comemora-se o dia de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Este dia é comemorado há muitos séculos, pois foi o Papa Bonifácio VII, que iniciou a celebração aos mártires neste dia, em memória dos cristãos mortos, ás mãos dos Romanos. Mas muitas outras religiões cristãs, comemoram os seus mortos e mártires, nesta data.

A oferta de pão neste dia, também é uma tradição antiga por cá e não só. As oferendas aos mortos são comuns nas religiões cristãs, mas foi nas pagãs que tudo começou.

Este hábito das oferendas, ganhou maior expressão em Portugal desde 1755, dia de catástrofe na nossa História, com o terramoto, precisamente no dia 1 de Novembro.

Com muitos feridos, esfomeados e assustados, muitos pedintes e crianças começaram a pedir pão, para matar a fome, o pão por deus. Com o passar dos anos este ritual começou a ser mais das crianças que neste dia pediam, e em festa recebiam, guloseimas.

Ao longo dos anos esta tradição perdeu-se, principalmente nas cidades e importou-se outra, que tirando as máscaras, o conceito é o mesmo. A doçura ou travessura é igual na sua essência ao nosso pão por deus.

Hoje trago-vos uma receita de broas para colocar nesses saquinhos que as crianças vão trazer para receberem as suas doçuras.

Espero que gostem.

 

Broas dos Santos com Vinho do Porto

 

Ingredientes:

1 kg de farinha T65, sem fermento

400 gr de açúcar amarelo

2 c. de sopa de mel

3 ovos L

1 c. de chá de sal

1 c. de chá de fermento

1 c. de sopa de canela em pó

1 c. de sopa de erva doce

150 ml de azeite

200 ml de leite

1 cálice de vinho do porto

100 gr de amêndoas

100 gr de nozes

100 gr de arandos ou sultanas

1 limão só a raspa

1 ovo, para pincelar

 

Preparação:

Numa batedeira coloque a farinha, o açúcar, a erva doce, o sal, a canela e o fermento. Envolva com o gancho.

Amorne o azeite, vaze sobre a massa e comece a bater em velocidade média. Adicione o mel, os ovos, um a um, e continue a bater. Adicione o leite, sempre a bater e por fim a raspa do limão e o vinho do porto.

Pique as nozes e as amêndoas e adicione á massa, assim como as sultanas. Envolva bem com o gancho.

Coloque a massa numa bancada enfarinhada e amasse. Com as mãos enfarinhadas faça bolas de 40 gr cada. Disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Com um garfo pressione um pouco as bolas. Pincele com o ovo previamente batido.

Leve as broas ao forno pré aquecido a 180º durante 25 minutos, ou até ficarem douradinhas.

Retire-as do forno, e deixe-as arrefecer numa grade.

 

Bom Apetite.

 

 

Crinckles de Chocolate

Crinckles de Chocolate

Mousse de Dióspiros

Mousse de Dióspiros