Hoje é dia de Reis

Hoje é dia de Reis

Hoje é dia de Reis, tradição cristã em que se celebra a entrega de presentes ao “Menino Jesus” pelos 3 Reis Magos. É também o dia de entregar as últimas prendas, dia de comer bolo rei e de comer a romã, obrigatório.

Dia de desmanchar a arvore de Natal e o presépio, de arrumá-los numa caixa até ao próximo Natal.

A lenda diz-nos que neste dia devemos comer um bolo rei e em quase todos os países católicos têm o seu.  Também a romã, associada a este dia,  fruto que desde a antiguidade é associado à fertilidade e em muitos países não católicos ela é também um símbolo

Dizem que cada romã contem 613 bagos.  Não sei se é verdade, nunca os contei, mas segundo os judeus, é o mesmo número dos seus 613 mandamentos e por isto mesmo também a comem nos seus feriados sendo um símbolo para este povo. Também temos a tradição pagã, cortar a coroa da romã, guarda-la numa gaveta com uma moeda, para que nunca se acabe o dinheiro e o pão.

Cada feriado, cada fruto, cada país tem as suas histórias, lendas e tradições. Cá em casa também há uma. Na casa da minha mãe sempre se comeu a romã e mais 6 frutos. Normalmente eram comidos numa salada de frutas. A minha mãe diz que dá sorte. Eu mantenho essa tradição. Há sempre 7 frutos ou mais na mesa no dia de Reis. Este ano resolvi fazer uma tábua.

Espero que gostem

Tábua de Fruta

Para organizar uma tábua de fruta, basicamente é igual a qualquer outra, de queijos ou enchidos.

Comece por escolher o tamanho e o formato da tábua, só depois selecione a fruta que vai utilizar. Se a tábua for redonda, comece pelo centro. Se for rectangular, comece por uma ponta, mas crie uma fruta central.

Seja criativo na forma como corta a fruta, na disposição da mesma, nas texturas de cada fruta e também nas cores. Uma tábua cromática é mais bonita e chamativa.

Por fim decore com ervas aromáticas a gosto, sendo que a hortelã ou o manjericão são óptimos.

Bom Apetite,

Quinoa Doce para o Pequeno Almoço

Quinoa Doce para o Pequeno Almoço

Salada Morna de Grão com Couve Flor e Harissa

Salada Morna de Grão com Couve Flor e Harissa