Já todos sabemos que a Pavlova é uma invenção Australiana, ou talvez não, pois na Nova Zelândia também reivindicam a sua origem.  O que talvez não saibam é o significado das cores e texturas da sobremesa.  Então: Esta sobremesa foi feita

Já todos sabemos que a Pavlova é uma invenção Australiana, ou talvez não, pois na Nova Zelândia também reivindicam a sua origem.

O que talvez não saibam é o significado das cores e texturas da sobremesa.

Então: Esta sobremesa foi feita para homenagear a bailarina russa Anna Pavlova, em digressão pela Australásia no início do século XX.

Hora, a Pavlova é branca, e os “tutus” da bailarina também. A Pavlova é feita de merengue bem leve, pois na altura queria-se uma sobremesa, “tão leve quanto a Pavlova”. A fruta colorida significa a dança. Mas segundo alguns registos a fruta tradicional era apenas e só o kiwi, fruta nativa desta zona do globo.

E por fim a consistência do doce, se não for consumida no seu devido tempo, o merengue, a fruta e o próprio creme fundem-se e a essência do bolo e a sua crocância desaparecem.

Significam o fim triste do “cisne”, pois o bailado que a Anna Pavlova dançou, foi o Lago dos Cines.

Creio que tudo isto devem ser lendas, ou talvez não e tenham afinal alguma ponta de verdade.

O que é verdade mesmo, é que é uma sobremesa deliciosa a chamar o verão.

Espero que gostem.

 

 

 

 

Mini Pavlovas com Curd de Framboesas

 

Ingredientes, para a Pavlova:

4 claras

200g de açúcar de pasteleiro

1 c. de sobremesa de Maisena

1 c. de sobremesa de vinagre branco

 

Para o creme:

200ml de natas

1 pitada de sal

200g de queijo Mascaporne

2 c. de sopa de açúcar de pasteleiro

 

Para o Curd:

200g de framboesas

4 gemas

100g de açúcar

1 c. de sopa de farinha Maisena

75 g de manteiga

1 pitada de sal

1 limão

 

Fruta a gosto para decorar

 

Preparação:

Comece por fazer o merengue. Numa batedeira bem limpa coloque as claras e bata até ter picos moles. Aos poucos adicione o açúcar, batendo na velocidade máxima até que fique firme e brilhante, mais ou menos 6 a 8 minutos. Junte o vinagre e a maisena e volte a bater mais um a dois minutos.

Ponha um papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno e com um lápis desenhe um círculo do tamanho que quiser. Volte o papel ao contrário e com uma colher disponha o merengue no círculo. Com as costas da colher, faça uma cova, para depois conseguir colocar o creme.

Leve ao forno pré aquecido a 120º, durante 90 minutos. Desligue o forno, mas deixe as Pavlovas no seu interior, sem abrir a porta do forno. Deixe ficar toda a noite.

 

Faça o curd:

Num liquidificador ou numa Bimby bata as framboesas, com o sumo do limão. Coe.

Bata as gemas com o açúcar e com a farinha Maisena, junte as framboesas, leve ao lume, com a pitada de sal e deixe engrossar.

Retire do lume junte a manteiga e mexa, até dissolver. Leve ao frio.

 

Faça o creme:

Numa batedeira, bata as natas com uma pitada de sal, e quando começar a fazer picos, junte o açúcar e bata, até ter o chantilly. Junte o queijo Mascarpone e volte a envolver bem.

Retire as Pavlovas do forno, que devem estar duras por fora e moles por dentro. Encha a cavidade que fez com a colher de creme, junte o Curd e decore com fruta a gosto.

 

Bom apetite.

 

Dica: As Pavlovas, sem o creme aguentam até um mês, embrulhadas em pelicula aderente.

 

 

 

 

Keskul - Pudim Turco de Amêndoa

Keskul - Pudim Turco de Amêndoa

Creme Brûlée de Café

Creme Brûlée de Café