Sopa de Castanhas com Cogumelos
Sabia que a castanha afinal não é um fruto, mas sim uma semente? Segundo a Wikipedia, o ouriço da castanha, é sim, ele o fruto do castanheiro. Esta eu não sabia.
O castanheiro é oriundo da Ásia, e foi ela a par de outros frutos secos que deram o que na altura se precisava para alimentar os homens e os animais.
Os romanos, bons garfos, incluíam-na nas suas festas e durante a Idade Média a castanha foi utilizada nos mosteiros para aprimorar receitas.
Sabiam que já nesta altura, a castanha era moída e assim as primeiras farinhas da Europa foram feitas com castanhas? Hoje nada de novo, só fomos buscar o que então caiu em desuso.
Nesta altura, as batatas ainda não faziam parte da alimentação, e as castanhas eram um complemento alimentar e nutritivo, substituindo até o pão.
Com a entrada da batata na Europa, vinda do Novo Mundo, a alimentação humana sofreu uma revolução e a castanha foi caindo em desuso.
Hoje já não é assim. Deu-se á castanha o seu devido e valor e para além de as comermos assadas, quase como aperitivo, utilizamos a castanha em cozinhados, doces, sopas e até em farinhas, como na Pré-história.
Gosto muito de castanhas. Espero também que gostem desta minha sopa, de castanhas com cogumelos, também eles bem nutritivos e saborosos.
Sopa de Castanhas com Cogumelos
Ingredientes:
100 gr de cogumelos a gosto, usei Portobello e Ostra
150 gr de castanhas
1 cebola média
1 alho francês pequeno
1 fio de azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b.
2 c. de sopa de natas
500 ml de caldo de galinha
150 ml de água
1 haste de tomilho fresco
Salsa e malagueta, para decorar
Preparação:
Num tacho, coloque o azeite, a cebola, o alho francês, ambos picados. Deixe refogar.
Junte os cogumelos cortados e deixe também refogar. Junte o tomilho fresco.
Quando os cogumelos estiverem refogados, junte o caldo, a água, as castanhas, sal e pimenta e deixe cozer bem em lume brando.
Triture até ter um creme. Junte 2 c. de natas. Decore com salsa e malagueta picados.
Bom Apetite