Compota de Pimento Encarnado com Malagueta
Adoro compotas: doces, salgadas, chutney’s e tudo o que tenha sabor. O Verão dá-nos muito e o Inverno precisa de tudo na despensa.
Gosto de compotas picantes, o agridoce é uma explosão de sabores e ficam bem em quase tudo.
O pimento encarnado, é talvez um ingrediente improvável para compotas, mas acredite que depois de provar, não vai conseguir parar de a fazer.
Juntar pimentos com malaguetas é uma união normal, pois eles são da mesma família.
“Capsicum” é o nome das plantas que conhecemos como pimentões, e malaguetas, o seu nome vem da palavra Grega “Kapto” que significa morder ou engolir.
São originários da América do Sul e Central e quem os trouxe para a Europa dizem que foi o Colombo, mas quem os levou para a Ásia e África, foram os marinheiros Portugueses.
Foi um êxito na Europa, pois, na altura, a pimenta do reino era muito cara, e os “Capsicum” picantes, as malaguetas, começaram a ser substitutos da pimenta.
Hoje plantam-se por todo o Mundo, e em boa hora.
Espero que gostem.
Compota de Pimento Encarnado e Malagueta
Ingredientes:
500g de pimentos encarnados, limpos
1 malagueta
1 maçã granny
400g de açúcar amarelo
200ml de vinagre de vinho branco
50ml de vinagre de sidra
1 pitada de sal
½ limão, só sumo
1 pau de canela
Preparação:
Limpe de sementes e partes brancas os pimentos e corte-os aos bocados.
Pique os pimentos e a malagueta, numa Bimby ou em outro processador.
Rale a maçã, com casca. Ponha tudo num tacho, junte o açúcar, os vinagres, o sumo do limão, o pau de canela e o sal. Mexa. Leve ao lume. Deixe levantar fervura e deixe cozinhar mais ou menos 30 minutos.
Veja se já faz o ponto estrada. Deixe arrefecer 5 minutos. Retire o pau de canela. Coloque a compota em frascos de vidro previamente esterilizados. Feche e volte os frascos de cabeça para baixo até arrefecerem.
Sirva simples com tostas ou numa tábua de queijos, com carne assada ou grelhada.
Bom Apetite.
Dica: Ponto de estrada, é quando ao colocar uma porção de compota num pires, passe um dedo pelo meio. Se a compota não unir, está no ponto de estrada.