Broas Castelar de Batata Doce

Broas Castelar de Batata Doce

Inaugurei as receitas de Natal cá em casa, com as broas Castelar. A receita não é minha, e também não fui eu que as fiz, ao contrário de todas as receitas deste blog. Foram feitas pela Rita Fialho, uma cozinheira de mão cheia, que teve a generosidade não só de me dar a sua receita, como levar-me para a sua cozinha, para ver como se fazem estas broas.

A broa Castelar, é um doce típico da quadra de Natal em Portugal, feito á base de batata doce, mas há várias receitas e formas de as fazer. Cá em casa não há grandes apreciadores deste doce. Eu gosto e na minha mesa de Natal nunca faltam, sempre compradas. Este ano vai ser diferente.

Dizem que foram os irmãos Castelar, proprietários da confeitaria Francesa, situada na baixa de Lisboa, que as inventaram nos finais do Sec. XIX. Mas também são consideradas um doce conventual Português.

Fiquei admirada com esta receita. Não é tão difícil como eu imaginava, precisa de algum tempo, mas nada que outras receitas não precisem.

Para quem gosta, aqui vos trago esta receita da Rita, que tive a sorte de conhecer e ajudar-vos a pôr a mão na massa.

Espero que gostem.

Broas Castelar de Batata Doce, da Rita Fialho

Ingredientes:

1,700 kg de batata doce descascada

500 ml de água de cozer as batatas

1 kg de açúcar branco

6 tangerinas, só a raspa

200 gr de amêndoa ralada, sem casca

200 gr de côco ralado

5 gemas

1 pitada de sal

ovo para pincelar

Preparação:

Coza as batatas com água e uma pitada de sal. Escorra bem e reduza a puré esmagando-as com um esmagador de batatas. Coloque o puré num pano, aperte bem para escorrer ainda qualquer líquido que possa ter.

Entretanto faça o ponto de açúcar pérola. Deite o líquido de cozer as batatas com o quilo de açúcar de deixe fazer o ponto. Se tiver termómetro tem de atingir os 108º, se não tiver, basta colocar o açúcar numa colher, deixar escorrer, se aparecer um ponto em forma de uma pérola, esta feito.

Deixe arrefecer um pouco, junte fora do lume a batata ao ponto pérola sempre a mexer.

De seguida junte o côco e a amêndoa, envolva bem. Bata as gemas e adicione-as com cuidado e sempre a bater. Leve novamente ao lume baixo, só para enxugar a massa. Por fim raspe as tangerinas, envolva. Deixe arrefecer completamente.

Quando a massa estiver bem fria, comece a tender as broas, como se fossem pastéis de bacalhau.

Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele-as com gema de ovo. Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 45 minutos, ou até ganharem uma cor loura.

E estão prontas para a sua mesa de Natal.

Bom Apetite.

Dica: Não troque as tangerinas por outro citrino, são as tangerinas que lhes dão um sabor tão característico.

 

 

Codorniz Recheada com Castanhas e Cogumelos

Codorniz Recheada com Castanhas e Cogumelos

Dióspiros em Calda de Especiarias

Dióspiros em Calda de Especiarias