Macarons

Macarons

Desde que fiz o blog e as páginas nas redes sociais, só tenho recebido coisas boas e enriquecimento pessoal.

Nesta fase da minha vida elas potenciaram o meu espírito de iniciativa, cabeça ocupada, ultrapassar os medos, capacidades que não sabia que tinha e acima de tudo conhecer pessoas fantásticas.

Pessoas com páginas profissionais, outras amadoras como a minha, mas muito generosas, empreendedoras, e principalmente apaixonadas como eu pelo que estão a fazer.

Poderia enumerar muitas que adorei conhecer, umas já pessoalmente outras ainda não. Mas por causa destes macarons, só posso falar do Rui Ribeiro do fazecome.

No princípio do ano fiz um workshop de macarons, administrado por ele. E até agora ainda não tinha experimentado fazer. Asneira a minha, pois apesar de não serem difíceis de fazer, os macarons têm alguma técnica. Esquecida com facilidade, se não praticarmos.

Claro que os primeiros, correram mal e nesta situação, falei com o Rui para lhe perguntar o que teria corrido mal. E é aqui que eu só tenho de agradecer. O Rui disponibilizou-se de os fazer comigo, online, para que tudo corresse bem. E correu.

Obrigada Rui Ribeiro, nem todos teriam a generosidade e a paciência, disponibilização de tempo, para fazermos os macarons, via whatsap. Pois eu sei que o tempo é um bem escasso e tem muito mais coisas para fazer.

Pensei fazer os macarons, já com a ideia dos presentes de comer e pensei bem, são um presente lindo.

Espero que gostem, e a receita claro, é do Fazecome, do seu livro maravilhoso “Doces Momentos”

 

 

Macarons (receita de Rui Ribeiro/Fazecome)

 

Ingredientes, para o tant pour tant:


150 gr de farinha de amêndoa

150 gr de açúcar em pó

55 gr de claras de ovo

 

Para o merengue Italiano:

 

150 gr de açúcar branco

55 gr de claras de ovo

50 gr de água

 

Preparação:

 

Tant pour Tant:

Peneire a farinha de amêndoa e o açúcar em pó, reserve.

 

Merengue:

Leve a água com o açúcar ao lume e quando atingir os 105º, comece a bater as 55 gr de claras numa batedeira.

Verta a calda quando atingir os 118º, em fio sobre as claras, sem parar de bater, até que o merengue fique firme e arrefeça.

Adicione as 55 gr de claras á massa da amêndoa e envolva bem. Adicione metade do merengue á massa da amêndoa, incorpore bem com uma espátula. Incorpore o restante merengue e envolva até obter uma massa lisa e não demasiado fluída.

Coloque a massa num saco de pasteleiro com boquilha lisa de 8 a 10mm e disponha pequenas porções, com aproximadamente 3cm de diâmetro, num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Deixe cair o tabuleiro sobre a bancada umas 3 a 4 vezes para as bolhas de ar saírem. Deixe secar num ambiente quente, até que ao tocar com o dedo a superfície do macaron se apresente seco e não adira ao dedo.

Leve ao forno pré aquecido a 135º durante 12 a 15 minutos.

Retire o tabuleiro do forno, coloque o papel vegetal com os macarons na bancada de cozinha, até arrefecerem completamente.

Junte os macarons aos pares pelo mesmo tamanho e recheei-os a gosto, por exemplo, com ganache ou lemon curd.

 

Bom Apetite.

 

 

 

 

Tarte de Abóbora com Atum

Tarte de Abóbora com Atum

Panquecas de Chocolate

Panquecas de Chocolate