Ovos à la Tripe

Ovos à la Tripe

Hoje é o dia Mundial do ovo, por isso a receita de hoje é de ovos. Uma receita Francesa, que comi pela primeira vez em casa da minha cunhada Margarida, há mais de 30 anos.

É uma receita que tem tanto de simples, como de saborosa. Pois dela constam apenas ovos, cebola e molho béchamel. É um dos pratos mais antigos da “Cordon bleu” e apareceram em livros de culinária já no século XVII.

O seu nome nada tem a ver com o prato “ovos com tripas”. Penso que terá a ver com a aparência final do prato. Os ovos cortados em rodelas embebidos em molho, terão essa aparência.

Mas fiquem a saber que é dos pratos mais saborosos de servir só ovos. É rápido e tanto pode ser servido como entrada ou como prato principal.

Eu juntei dois outros ingredientes e julgo que ficou melhor. A mostarda que é da Koro e o alho francês, de que gosto muito.

 

Espero que gostem.

 

 

Ovos à la Tripe

 

Ingredientes:

12 ovos, cozidos

2 cebolas

2 alhos franceses

1 c. de sopa de vinagre

½ chávena de azeite

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Molho béchamel:

600ml de leite, ou bebida vegetal

60g de farinha

60g de manteiga

1 c. de sopa de mostarda, usei da Koro

2 c. de sopa de queijo gruyère ralado

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Noz moscada q.b.

Sumo de limão

 

Preparação:

Coza os ovos com sal e a colher de vinagre. Escorra, descasque e reserve.

Num tacho coloque o azeite, as cebolas laminadas e os alhos franceses, também laminados. Deixe cozinhar. As cebolas e os alhos têm de ficar moles e translúcidos. Tempere com sal e pimenta.

Faça o molho béchamel. Num tacho coloque a manteiga e a farinha até fazer um roux. Junte o leite morno e deixe engrossar, sempre a bater com uma vara de arames. Tempere com sal, pimenta, noz moscada, mostarda,  queijo e o sumo do limão, envolva.

No tacho onde estão as cebolas, coloque os ovos cortados ás rodelas. Vaze o béchamel, para tapar todo o preparado. Salpique com pão ralado.

Leve ao forno pré aquecido 180º, durante 10 a 15 minutos. Depois passe para o botão de gratinar.

Sirva quente.

Bom Apetite.

 

 

 

Salada de Abóbora, Queijo e Romã

Salada de Abóbora, Queijo e Romã

Manteiga de Dióspiros

Manteiga de Dióspiros