Bolo de Tangerinas Cozidas
Fonte de vitamina D os citrinos são uma fonte de saúde. São de uma variedade incalculável, oriundos da Ásia, hoje estão dispersos por todo o Mundo e fazem as delícias de quem gosta.
Sumarentos, ácidos, doces, de cores alaranjadas, verdes, amarelas e até encarnadas. Os citrinos prestam-se a tudo o que a culinária quiser. São por isso muito versáteis e bem conhecidos em todo Mundo.
Para aproveitar tangerinas que me foram oferecidas, resolvi adaptar um bolo da Nigella Lawson. Bolo sem farinha, que fica denso, aromático e húmido e muito melhor no dia seguinte. Já tinha feito esta versão com laranjas, que pode ver a receita aqui, mas com tangerinas, acho que fica muito melhor.
Um bolo de Inverno, pelo seu aroma e sabor, que pode acompanhar com crème fraîche ou com uma chávena chá bem quente.
Espero que gostem.
Bolo de Tangerinas Cozidas
Ingredientes:
8 Tangerinas +/- 600 gr
250 gr de açúcar
250 gr de farinha de amêndoa
6 ovos
1 c. de sobremesa de extracto de baunilha
1 c. de chá de fermento
1 pitada de sal
Preparação:
Lave as Tangerinas e coloque-as inteiras (com casca) num tacho com água e deixe-as a cozer durante 2 horas.
Retire, escorra-as e deixe-as arrefecer.
Retire os caroços, se tiverem. Triture as tangerinas com a casca e polpa numa Bimby ou em outro processador, até obter um creme.
Bata o açúcar com os ovos até obter um creme fofo e deixe duplicarem de volume. Junte a farinha de amêndoa com o fermento, envolva. Junte o creme das tangerinas com o extracto de baunilha e a pitada de sal, envolva bem.
Unte uma forma redonda de fundo amovível, cubra o fundo com papel vegetal. Vaze o bolo e leve ao forno pré aquecido a 180º C durante 45 minutos.
Mas confira sempre com o palito.
Retire do forno, deixe arrefecer na forma.
Desenforme e sirva.
Bom Apetite.