Tiramisú com Queijo Quark
Gosto da comida Italiana, tudo nela me surpreende cada vez que a faço. Os aromas, as texturas, os sabores, os ingredientes. Para além disso é uma cozinha simples e eu gosto de simplicidade na cozinha.
Os Italianos com massa e ervas, fazem um prato delicioso. As sobremesas não são excepção. Poucos ingredientes, mas todos escolhidos para que cada um aporte valor entre eles.
Usam o queijo como ninguém nos pratos salgados e doces e talvez seja também por isso que gosto tanto deles.
Com um queijo quark a precisar de ser usado e sem natas no frigorifico, mas a ter muitos pedidos para um tiramisu. Resolvi fazê-lo sem natas ou creme de ovos e juntar o quark ao mascarpone.
Que me perdoem os habitantes de Trevisto onde dizem que o tiramisú foi inventado, mas também, não se tem muitas certezas. O que se sabe é que aparece nos cardápios no meio do século passado e rapidamente se transformou numa das sobremesas mais conhecidas de Itália.
Por aqui espero que gostem desta minha versão, mais light.
Tiramisú com Queijo Quark
Ingredientes:
200g de queijo mascarpone
200g de queijo quark
Palitos de la reine
120ml de café expresso
4 c. de sopa de açúcar de pasteleiro
Cacau em pó q.b.
1 chávena de café de rum ou outra bebida a gosto
Preparação.
Bata o mascarpone com o queijo quark e junte-lhe o açúcar em pó. Bata até estar dissolvido.
Coloque o café com o rum, numa taça e embeba sem deixar os palitos empapados. Parta-os ao meio e coloque-os no fundo de um copo ou de uma taça. Junte o creme e vá fazendo camadas até ficar com o creme a rasar o bordo do copo.
Leve ao frio pelo menos 3 horas. Na hora de servir polvilhe com cacau em pó.
Bom apetite.