Peras Bêbedas com Moscatel e Curcuma

Peras Bêbedas com Moscatel e Curcuma

As peras bêbadas são uma sobremesa clássica da culinária europeia, especialmente famosa na gastronomia francesa, onde são conhecidas como poires au vin. Este prato destaca-se pela sua elegância e pela capacidade de combinar a doçura suave da pera com o sabor profundo e levemente picante do vinho tinto.

Durante a Idade Média, o vinho e as especiarias eram amplamente usados ​​nas cozinhas nobres da Europa. Especiarias como canela, cravo e anis, ingredientes raros e caros, eram sinónimos de luxo sendo usados ​​para aromatizar pratos e demonstrar a riqueza de cada casa. Ao cozinhar peras no vinho tinto com açúcar e especiarias, os cozinheiros criaram uma sobremesa sofisticada que equilibrava a frescura da fruta com o sabor incorporado do vinho e das especiarias, conferindo também um tom vibrante à fruta.

As peras bêbadas normalmente são servidas acompanhadas com o molho reduzido, ou com uma colher de creme fresco, sorvete de baunilha ou de mascarpone.

Hoje resolvi fazer umas peras bêbadas com moscatel e curcuma, acompanhadas com a sua calda e molho de pasteleiro. Únicas!!

Espero que gostem.

 

Peras Bêbedas com Moscatel e Curcuma

 

Ingredientes:

6 peras bem firmes, usei rocha

2 chávenas de vinho moscatel ou vinho branco seco

1 pau de canela

1 rodela de gengibre

3 vagens de cardamomo

1 folha de louro

2 cravos de cabecinha

1 estrela de anis

2 chávenas de água

100g de açúcar mascavado

1 c. de sobremesa de curcuma

Creme de pasteleiro

Frutos secos para polvilhar, usei pistácios

 

Para o creme de Pasteleiro:

Ingredientes:

450ml de leite integral

1 vagem de baunilha

30g de maisena

115g de açúcar

1 pitada de sal

4 gemas L

15g de manteiga

 

Preparação:

Comece por descascar as peras. Coloque-as num tacho com o vinho, a água, as especiarias, a folha de louro e o açúcar. Tape com papel vegetal e leve ao lume a cozer, +/- 45 minutos, mas tem muito a ver com a maturação das peras. Tem de as deixar firmes depois de estufadas.

Retire as peras e deixe o molho engrossar mais uns minutos, deve ficar com uma consistência xaropada, mas não muito grossa.

Entretanto faça o creme de pasteleiro. Misture o leite com a vagem de baunilha aberta ao meio. Deixe ferver, coe e reserve.

Numa taça misture o açúcar com a farinha maisena e o sal. Bata as gemas, junte-as ao açúcar e bata bem.

Junte um pouco do leite quente, para temperar os ovos. Vaze tudo no tacho e leve ao lume para engrossar, +/- um a dois minutos. Retire do lume, junte a manteiga e mexa bem. Se tiver algum grumo, pode passar por um passador. Tape com pelicula bem junto do creme. Leve ao frio para arrefecer.

Na hora de servir, coloque creme pasteleiro no prato, disponha uma pera, regue com o molho e decore com os pistácios.

Bom Apetite.

 

 

 

Galette de Dióspiros com Frangipane

Galette de Dióspiros com Frangipane

Salada Morna de Feijão

Salada Morna de Feijão