Shakshuka Mediterrânica

Shakshuka Mediterrânica

Shakshuka, o nome é estranho, mas a receita é muito fácil e muito saborosa. Esta é uma receita do Médio Oriente, que consiste numa mistura de especiarias, legumes, ovos e pão. É uma receita fácil, mas que precisa de alguma paciência.

É uma espécie de ratatouille, mas com muitas especiarias e ovos, que lhe confere um sabor único. Considerado um dos pratos mais típicos da Argélia e de todo o Magreb.

O Shakshuka foi levado pelos judeus que saíram do Magreb e se deslocaram para Israel e desde então, fizeram dele um dos pratos mais populares no seu pais.

Este é um prato essencialmente vegetariano, mas há países que incluem, salsichas, camarões etc.

Há algumas variantes, tanto nos legumes utilizados, como nas próprias especiarias. A receita do passatempo da Margão, a que concorri com esta receita, não inclui batata doce, mas a minha inclui sempre, acho que a batata faz esta receita mais rica e saborosa. Mas o resultado com batata ou sem batata é sempre bom. Ou não fosse eu uma apreciadora da comida desta região.

Espero que gostem.

Shakshuka Mediterrânica (Adaptada de uma receita da Margão)

Ingredientes, para 6 pessoas

Para a mistura de especiarias da Shakshuka:

1 c. de sopa de sementes de cominhos

1 c. de sopa de pimentão doce

1 c. de sobremesa de açafrão das Índias

½ c. de chá de pimenta de caiena

1 c. de chá de canela em pó

1 c. de chá de sementes de funcho

Para os legumes:

3 batatas doces, não muito grandes

1 courgette

1 beringela

1 cebola roxa

2 dentes de alho

2 tomates bem maduros

150 gr de tomate cherry

1 c. de sopa de polpa de tomate

½ pimento encarnado

Coentros

6 ovos

3 c. de sopa de açúcar amarelo

Azeite q.b.

Sal q.b.

Pimenta preta q.b.

Preparação:

Comece por fazer a mistura da Shakshuka, misturando todas as especiarias, reserve.

Lave as batatas, envolva-as em papel de alumínio e leve-as a assar no forno pré aquecido a 220º durante 45 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer, retire o papel e corte-as ao meio.

Num tacho de ferro, que possa ir ao forno, coloque o azeite e a cebola picada e deixe fritar um pouco em lume baixo. Depois junte os alhos picados e o pimento cortado em cubinhos pequenos. Deixe amaciar e cozinhar mais ou menos 10 minutos. Junte o tomate cortado aos cubos, o tomate cherry inteiro, a polpa de tomate, os talos dos coentros picados e o açúcar. Deixe cozinhar. Quando os tomates cherrys estiverem moles, pressione-os com a colher de pau para saírem os sucos.

Acrescente a beringela e a courgette também cortadas aos cubinhos e acrescente a mistura das especiarias. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume médio, durante 10 a 15 minutos, mexendo sempre que necessário.

Parta as batatas ao meio, escave com uma colher para fazer uma bolsa em cada batata. Coloque as batatas no molho, com uma colher encha as batatas com o molho dos legumes. Abra os ovos e coloque um em cima de cada batata. Tempere os ovos com sal e pimenta. Leve o tacho ao forno pré aquecido a 200º durante 10 a 15 minutos para os ovos cozerem.

Sirva quente, com fatias de pão.

Bom Apetite.

Bruschettas de Figos e Mozzarella

Bruschettas de Figos e Mozzarella

Entrecosto de Porco "estufado" no Forno com Legumes Assados

Entrecosto de Porco "estufado" no Forno com Legumes Assados