Cranachan de Arroz doce

Cranachan de Arroz doce

Hoje temos mais um dia para comemorar. O dia Internacional do Whisky. Confesso que não sou fã, mas gosto de cozinhar com ele, e para o celebrar, nada melhor do que fazer uma receita Escocesa, com o celebre malte.

O Cranachan, é talvez a mais celebre sobremesa Escocesa, mas nem sempre foi uma sobremesa. O Cranachan começou como um pequeno almoço, onde se combinavam todos os ingredientes pelos quais a Escócia é conhecida: Whisky, aveia, mel e framboesas, ao que se lhes juntava queijo.

Mas de início era só aveia, queijo e mel. Depois passou a fazer parte da celebração das colheitas das framboesas e acrescentaram-nas ao prato. Mais tarde juntou-se-lhe a bebida nacional e ficou uma sobremesa, que nas terras Britânicas faz concorrência ao tão Inglês Eton Mess.

O queijo usado era o “crowdie”, um queijo Escocês macio e fresco feito de leite de vaca desnatado. Mas hoje, vê-se esta sobremesa com outros tipos de queijos e até só com natas.

As framboesas são a fruta tradicional, mas já há versões de chocolate, laranja e mirtilos, etc.

Quem já visitou a Escócia, sabe que esta sobremesa, muitas vezes vem para a mesa por montar, e cada um coloca no copo, sempre num copo, as quantidades e os ingredientes de que mais gostam. Diga lá que não é prático?

Mas hoje não quis fazer a receita tradicional, essa podem encontrar no blog.

Inspirei-me nela, mas alterei um ingrediente, o queijo pelo arroz doce. Quis fazer um arroz doce “Cranachan” coberto com a aveia e as framboesas.

Espero que gostem.

  Cranachan de Arroz Doce

Ingredientes para o arroz:

2 chávenas de café de arroz, usei arroz louro para arroz doce

50g de açúcar

1 litro de leite

2 c. de sopa de mel

1 c. de sopa de whisky

3 gemas

1 pau de canela

2 cascas de laranja

1 pitada de sal

 

Para a cobertura:

1 c. de sopa de xarope de ácer

25g de manteiga

1 c. de sopa de whisky

60g de flocos de aveia

30g de lascas de amêndoas

1 pitada de sal

framboesas q.b. 

 

Preparação:

Coloque o leite a aquecer com o pau de canela, as cascas de laranja, o mel, o whisky e a pitada de sal. Quando levantar fervura junte o arroz e deixe cozer em lume brando.

Quando estiver cozido, retire do lume, junte as gemas batidas, mexa vigorosamente, leve novamente ao lume e deixe acabar de cozer as gemas, durante um minuto. Não deixe levantar fervura. Junte o açúcar e mexa novamente.

Retire o pau de canela e as cascas da laranja e coloque em taças, deixe a arrefecer e leve ao frigorifico.

Faça a cobertura: Coloque num tacho, o xarope de ácer e a manteiga, deixe esta derreter. Junte o whisky, depois a aveia, o sal e as amêndoas. Mexa até estarem envolvidos todos os ingredientes.

Espalhe a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal, leve ao forno pré aquecido a 200º, durante 15 minutos, não deixe alourar demasiado, mexa de vez em quando.

Retire do forno e deixe arrefecer.



Deixe arrefecer.

Sirva o arroz com a aveia e com as framboesas.

Bom apetite.

 

 

Panna cotta de baunilha com Mel

Panna cotta de baunilha com Mel

Bolo de Cenoura com Nozes e Sultanas

Bolo de Cenoura com Nozes e Sultanas