Bolinhos de Gema

Bolinhos de Gema

Uma deliciosa tradição. Os doces conventuais. E é nossa.

Chamam-se assim, porque nasceram nos conventos e mosteiros e como o próprio nome indica, todas as receitas foram criadas entre muros dos conventos e confeccionadas pelas freiras e alguns frades.

A maior parte destas receitas eram feitas com açúcar e ovos e em alguns casos juntava-se a amêndoa.

Há imensos doces conventuais. Cada convento tinha as suas receitas, com paladares, hábitos e consumos de cada região. Há os mais secos, mais húmidos, mais gulosos, etc., etc.

Os bolos de gema são um deles, bolos feitos com massa de pão-de-ló cobertos com uma calda de açúcar e limão. Tornaram-se obrigatórios nas romarias do Norte de Portugal. A partir do séc. XVIII, quando foi decretada a extinção das Ordens Religiosas, estas confrontadas com a situação económica, foram obrigadas a vender doces, para o seu sustento. Assim as receitas começaram a sair dos conventos e a passarem de mão em mão até hoje.

Foi o que aconteceu com estes bolinhos. A receita é da Cristina Manso, que lhe chegou ás mãos por outra pessoa e agora chegou até mim e que eu passo a todos vós.

Espero que gostem.

Bolinhos de Gema

6 gemas

3 ovos

150 gr de açúcar branco

Raspa de 1 limão

220 gr de farinha T55

2 c. de chá de fermento em pó

 

Para o glacé:

1 clara

150 gr de açúcar em pó

Sumo de limão

 

Preparação:

Numa batedeira, bata as gemas e os ovos com o açúcar, durante 15 minutos em velocidade alta, até obter uma massa volumosa e espumosa.

Junte a raspa do limão e a farinha previamente peneirada, cuidadosamente com uma espátula, mexendo de baixo para cima e por fim junte o fermento em pó. Envolva.

Coloque papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno, e vá colocando uma colher de sopa de massa, afastadas entre si.

Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 10 minutos, ou até ficarem dourados claros.

Retire-os com uma espátula e deixe-os arrefecer numa rede.

Entretanto faça o glacé. Misture a clara com o açúcar pulverizado e mexa bem. Acrescente o sumo do limão e bata com uma vara de arames, até obter uma pasta fofa e encorpada.

Depois barre a gosto a parte de cima dos bolos. Deixe secar.

Agora é comer e chorar por mais, por estes bolinhos bem deliciosos.

Bom Apetite.

Dica: Pode optar por cobrir metade dos bolos e a outra metade deixar sem cobertura, estes são conhecidos por bolos amarelos de romaria.

 

 

hummus de Feijão Branco

hummus de Feijão Branco

Pescada de Cebolada no Forno

Pescada de Cebolada no Forno