Bolinhos de Gema
Uma deliciosa tradição. Os doces conventuais. E é nossa.
Chamam-se assim, porque nasceram nos conventos e mosteiros e como o próprio nome indica, todas as receitas foram criadas entre muros dos conventos e confeccionadas pelas freiras e alguns frades.
A maior parte destas receitas eram feitas com açúcar e ovos e em alguns casos juntava-se a amêndoa.
Há imensos doces conventuais. Cada convento tinha as suas receitas, com paladares, hábitos e consumos de cada região. Há os mais secos, mais húmidos, mais gulosos, etc., etc.
Os bolos de gema são um deles, bolos feitos com massa de pão-de-ló cobertos com uma calda de açúcar e limão. Tornaram-se obrigatórios nas romarias do Norte de Portugal. A partir do séc. XVIII, quando foi decretada a extinção das Ordens Religiosas, estas confrontadas com a situação económica, foram obrigadas a vender doces, para o seu sustento. Assim as receitas começaram a sair dos conventos e a passarem de mão em mão até hoje.
Foi o que aconteceu com estes bolinhos. A receita é da Cristina Manso, que lhe chegou ás mãos por outra pessoa e agora chegou até mim e que eu passo a todos vós.
Espero que gostem.
Bolinhos de Gema
6 gemas
3 ovos
150 gr de açúcar branco
Raspa de 1 limão
220 gr de farinha T55
2 c. de chá de fermento em pó
Para o glacé:
1 clara
150 gr de açúcar em pó
Sumo de limão
Preparação:
Numa batedeira, bata as gemas e os ovos com o açúcar, durante 15 minutos em velocidade alta, até obter uma massa volumosa e espumosa.
Junte a raspa do limão e a farinha previamente peneirada, cuidadosamente com uma espátula, mexendo de baixo para cima e por fim junte o fermento em pó. Envolva.
Coloque papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno, e vá colocando uma colher de sopa de massa, afastadas entre si.
Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 10 minutos, ou até ficarem dourados claros.
Retire-os com uma espátula e deixe-os arrefecer numa rede.
Entretanto faça o glacé. Misture a clara com o açúcar pulverizado e mexa bem. Acrescente o sumo do limão e bata com uma vara de arames, até obter uma pasta fofa e encorpada.
Depois barre a gosto a parte de cima dos bolos. Deixe secar.
Agora é comer e chorar por mais, por estes bolinhos bem deliciosos.
Bom Apetite.
Dica: Pode optar por cobrir metade dos bolos e a outra metade deixar sem cobertura, estes são conhecidos por bolos amarelos de romaria.