Muffins de Bulgur

Muffins de Bulgur

O bulgur faz parte da culinária do Médio oriente e de todo o Mediterrâneo. Considerado por muitos como um dos melhores alimentos. O seu processo de produção ainda hoje é preparado da mesma forma por algumas aldeias do mediterrâneo e Médio Oriente. Cozer o trigo, secar ao sol e depois parti-lo.  Os Romanos chamavam-lhe “cerealis”, os Judeus  ”dagan”,  já na Bíblia foi chamado de “arisah”. Mas o nome mais popular era mesmo “triguilho”.

Ingrediente indispensável para muitas receitas Árabes, como o tabbouleh. Já os Indianos fazem o seu mingau com ele. Os Tucos utilizam-no num pudim.

E eu fiz muffins salgados. Se fizer bulgur tenha em conta que ele já é pré-cozido, logo não precisa de voltar a cozer muito. Veja na receita.

 

Espero que gostem.

 

Muffins de Bulgur

 

Ingredientes:

1 chávena de bulgur

1 ½ chávena de água

1 pitada de sal

1 fio de azeite

1 cebola média

1 cenoura média

6 fatias de paio

salsa q.b.

3 c. de sopa de farinha

3 ovos

1 c. de sopa de mostarda dijon

2 c. de sopa de queijo da ilha, ralado

sal q.b.

pimenta q.b.

 

Preparação.

Coza o bulgur com água, sal e o fio de azeite. Quando levantar fervura tape e conte 10 minutos. Desligue o fogão deixe o tacho tapado mais 10 minutos. Mexa com um garfo.

Pique a cebola, rale a cenoura, o paio picado, a salsa também picada, o queijo ralado, a farinha e os ovos. Mexa bem até estar tudo bem homogéneo. Tempere com sal e pimenta e envolva. Junte o bulgur e envolva novamente.

Unte e enfarinhe as formas de muffins, e com uma colher encha-as com a massa.

Leve ao forno pré aquecido a 200º, durante 20 a 25 minutos.

Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Sirva como entrada, ou para os lanches.

 

Bom Apetite.

Bolo de Café e Canela

Bolo de Café e Canela

Tempura de Talos de Acelgas

Tempura de Talos de Acelgas